sábado, 4 de agosto de 2012

Inpe completa 51 anos

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizará, no dia 10 de agosto, uma cerimônia em comemoração aos seus 51 anos.

Durante a cerimônia presidida por Leonel Perondi, diretor do Inpe, serão homenageados os servidores que completaram 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de atividades, bem como os aposentados no último ano e aqueles que obtiveram destaque nas carreiras de pesquisa, gestão e desenvolvimento tecnológico.

Criado em 3 de agosto de 1961, o Inpe iniciou suas atividades com foco nas ciências espaciais e hoje abriga grupos de pesquisas reconhecidos mundialmente em áreas como geofísica, astrofísica, aeronomia e física de materiais.

Depois de também conquistar o reconhecimento no sensoriamento remoto por satélites e na meteorologia, a instituição de pesquisa instalou um centro de excelência para detectar mudanças ambientais e gerar cenários na escala de décadas a centenas de anos, em resposta às interações entre sistemas naturais e sociais, e avaliar seus impactos no desenvolvimento nacional.

No Inpe, são construídos satélites para produção de dados sobre o planeta Terra cujas imagens, distribuídas gratuitamente pela internet, são utilizadas no sistema de gestão do território brasileiro, em pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias.

O evento comemorativo dos 51 anos do Inpe será realizado no auditório do Laboratório de Integração e Testes de satélites da instituição, em São José dos Campos.

http://www.inpe.br

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário