sábado, 30 de junho de 2012

NASA detalha missão conhecida como "sete minutos de terror"

Sete minutos de terror

Robô será enviado para Marte e fará uma sequência de procedimentos complexos durante sete minutos antes de pousar no chão do planeta

A NASA vai lançar no dia 5 de agosto uma missão para estudar Marte e, de acordo com a agência, serão "sete minutos de terror." A empresa liberou agora um vídeo explicando o projeto.

Um robô chamado "Curiosity" (curiosidade, em português) vai ser lançado ao planeta vermelho. Antes de pousar em Marte, ele vai passar pelos "sete minutos de terror", que é o tempo que levará do topo da atmosfera do planeta até o chão. Depois disso, demorará mais 14 minutos para enviar sinal para a Terra.

O projeto é considerado bastante ambicioso dentro da NASA. "Quando as pessoas olham para isso, parece loucura. É o resultado de muito estudo, mas ainda assim parece loucura", explica no vídeo o engenheiro Adam Stelzner.

Durante os sete minutos, o robô vai realizar uma complexa sequência de procedimentos que foram definidos pelos engenheiros da agência. Ele vai precisar manobrar os propulsores, diminuir a velocidade, verificar no radar as condições do chão para saber se o pouso é seguro, entre outras coisas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário