domingo, 4 de março de 2012

A velocidade real da internet

Desde o dia 29/02, os usuários poderão medir a qualidade de sua conexão à internet por meio de um programa disponível nos sites das prestadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.   

A medida consta da Resolução Anatel nº 574, de 28 de outubro de 2011, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que aprovou o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM).   

O regulamento da agência estabelece padrões de qualidade para o serviço, de forma a promover a progressiva melhoria da experiência do usuário em aspectos relacionados ao atendimento e ao desempenho das conexões de banda larga fixa.   

O software de medição é gratuito e deve estar disponível para os usuários, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço.  As avaliações poderão ser realizadas pelo próprio usuário, o que lhe proporcionará transparência e controle sobre as condições de fruição do serviço contratualmente previstas.

As prestadoras devem ainda liberar uma cartilha informativa contendo a descrição dos parâmetros de qualidade medidos, bem como instruções sobre a correta utilização do software.

O programa permitirá que o usuário tenha acesso aos resultados de cada medição, os quais deverão apresentar, no mínimo, os seguintes parâmetros de sua conexão à internet:   

- Data e hora da medição

- Localização da medição

- Velocidade instantânea

- Latência bidirecional

- Variação de latência (jitter)

- Taxa de perda de pacotes

SIMET

http://simet-publico.ceptro.br/v2/

O SIMET é o Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha, ou seja, um sistema que permite saber como está a qualidade da sua Internet. 

Preencha o CEP durante o teste. Desta maneira o seu provedor poderá saber a qualidade na sua região. Nenhum outro software de medição de velocidade Internet traz esse retorno à comunidade brasileira. 

Veja aqui o mapa de qualidade da Internet baseado nos testes do SIMET identificados com CEP: http://simet.nic.br/mapas/

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário