quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Celulares GSM são vulneráveis a ataque hacker, diz pesquisador

Celulares

Segundo especialista, hackers programam aparelhos para fazer chamadas e enviar SMSs que cobram tarifas adicionais

Karsten Nohl, diretor do Security Research Labs, na Alemanha, um dos mais conhecidos especialistas em segurança de celulares, fez um alerta bastante preocupante: hackers podem invadir celulares que possuem a tecnologia usada por cerca de 80% dos aparelhos móveis do mundo, a GSM.

Os criminosos virtuais podem programar o telefone para que ele faça ligações ou envie SMSs para números que cobram tarifas adicionais, embolsadas pelos próprios hackers. Assim que o ataque é realizado, os hackers eliminam o número do ataque para que não haja interceptação.

Esse problema, muito comum em países da Europa Ocidental, África e Ásia, só é detectado quando o proprietário do celular vai efetuar o pagamento da conta. E, quem tem que bancar o prejuízo são as operadoras de telefonia, mesmo que seja apenas parcialmente.

Nohl disse à Reuters que o ataque pode "atingir centenas de milhares de aparelhos em um prazo relativamente curto". Ele também afirma que o código que é necessário para a realização do ataque pode ser reproduzido em apenar algumas semanas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário