domingo, 20 de novembro de 2011

Tecido tecnológico traz GPS embutido que ajuda na localização de pessoas

Agência Espacial Europeia criou uma antena de localização leve, a prova d'água e que pode ser colocada em roupas.

Antena em pedaço de tecido

Nos dias de hoje, nos quais o GPS tornou-se algo tão popular, é quase impossível imaginar que alguém ainda possa se perder para sempre em alguma parte do mundo. Mas a Agência Espacial Europeia (ESA) criou um pequeno pedaço de tecido que pode ajudar na sua localização, evitando, assim, qualquer tipo de problemas.

A Agência desenvolveu uma antena impermeável, flexível e que se parece com um pequeno quadrado de tecido comum. Dessa forma, ela pode ser instalada em qualquer peça de roupa.

A antena trabalhará em conjunto com um satélite de busca e resgate chamado Cospas-Sarsat, que já ajudou a resgatar mais de 26 mil pessoas, segundo a própria ESA. O funcionamento será idêntico ao de equipamentos usados por aventureiros, que são ativados em casos de emergência. Porém, o tecido usará frequência baixas para operação.

Segundo Peter de Maagt, engenheiro da ESA, "a antena pode funcionar em condições extremas no oceano, o que torna essa tecnologia bastante útil". Os testes feitos apontaram que uma pessoa perdida pode ser encontrada em apenas alguns minutos, se estiver vestindo a nova tecnologia.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário