sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intel 4004, primeiro microprocessador da história, completa 40 anos

Intel 4004

Chip, que foi desenvolvido para uma calculadora, tinha 720 KHz e transformou a indústria da computação para sempre.

No dia 15 de novembro de 1971 a Intel anunciava, em uma revista dos Estados Unidos, um produto que mudaria o mundo: o 4004, primeiro microprocessador comercial da história. Agora, 40 anos depois, a empresa celebra o aniversário de um pequeno chip que transformou a forma como tratamos a informação.

O processador tinha clock surpreendente de 720 KHz e 4 bits, com 2,3 mil transistores e foi desenvolvido por Ted Hoff, um funcionário da empresa. Na época, Hoff e sua equipe acreditavam que estavam fazendo algo que poderia transformar o mercado para sempre. E eles estavam certos.

Na época, a Intel era uma empresa pequena e recente - tinha apenas três anos de fundação. Depois, se tornou uma das mais importantes do mundo em um mercado cada vez maior. Eles desenvolveram o 4004 para a empresa japonesa Busicom, que produzia calculadoras.

Até a entrada da IBM no mercado de processadores, em 1981, a Intel deu pouca atenção para o seu 4004. Quando surgiu uma concorrente com seus computadores pessoais dez anos depois, a empresa percebeu que aquele chip era o grande negócio a ser explorado.

Hoje, o 4004 é considerado o segundo elemento mais signficativo da indústria da computação, atrás apenas dos transitores que tornaram sua existência possível.

http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A1lvula_electr%C3%B3nica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transistor

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chip

http://pt.wikipedia.org/wiki/Microprocessador

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_4004

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário