terça-feira, 25 de outubro de 2011

NASA e Japão atualizam o melhor mapa topográfico de todos os tempos

A NASA e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão lançaram uma nova versão do mais completo mapa topográfico digital do mundo. Esse mapa pode ajudar usuários de todo o planeta a pesquisar por rodovias, buscar por recursos naturais e proteger locais com grande significado cultural e ambiental.

Mapa topográfico digital (Foto: Divulgação)

Usando imagens da Terra captadas pela NASA, o mapa online gratuito recebe agora funcionalidades melhoradas, como resolução espacial, aumento da precisão horizontal e vertical, uma cobertura mais realista das regiões com água no planeta, com uma capacidade de identificar lagos muito pequenos (0,6 km de diâmetro, por exemplo). O sistema, muitas vezes apontado como um modelo de elevação digital global, é uma atualização da versão lançada em 2009.

Esse mapa oferece ao usuário “a mais alta resolução topográfica disponível”, diz Mike Abrams, chefe do grupo de cientistas do ASTER ("Advanced Spaceborne Thermal Emisson and Reflection Radiometer"), instrumento responsável pela captura das imagens. O trabalho é feito no laboratório de propulsão à jato da NASA, na Califórnia.

Mapa topográfico digital (Foto: Divulgação)

Uma série de duas fotografias diferentes de cada peculiaridade da Terra foram captadas, e mais de 260 mil novas imagens do planeta estão disponíveis. Esses pares de imagens são fundidas em conjunto, formando um efeito 3D ao mapa. O projeto também ajuda na monitoração e prevenção de ameaças ambientais ao redor do planeta, como furações, tornados, maremotos, tsunamis e outros. Os dados coletados pelo ASTER cobrem aproximadamente 99% território terrestre.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário