segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Organização da mesa de trabalho revela o perfil do profissional

Carla Mendonça

Ao entrar em uma empresa, é difícil encontrar todas as mesas organizadas da mesma maneira. O modo como as coisas estão dispostas difere conforme a companhia, a área e o cargo do funcionário.

E não só isso: "A mesa traduz um pouco da personalidade do profissional", afirma a especialista em etiqueta comportamental Renata Mello.

Assim como na vida pessoal, na profissional, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica. "Ele pode ser um ótimo profissional, mesmo com uma mesa bagunçada", ressalva Mello.

Vani de Oliveira, 40, gerente comercial, mantém tudo a mão na mesa para facilitar a rotina

Vani de Oliveira, 40, gerente comercial, mantém tudo a mão na mesa para facilitar a rotina

"A forma como a pessoa organiza a mesa pode dar uma conotação do seu perfil profissional, mas isso não pode ser analisado isoladamente", completa Edvaldo Rodrigues, diretor comercial da Bazz Estratégia e Operação de RH.

Ele explica que uma mesa cheia de papéis pode indicar que o profissional está sobrecarregado ou mesmo que está com baixa produtividade.

"Uma mesa bem organizada, por outro lado, não significa necessariamente que a pessoa esteja ociosa ou que seja organizada no trabalho", afirma Rodrigues.

Thaís de Andrade mantém a mesa organizada e foi alvo de brincadeiras de colegas

O fato é que, ainda que a relação não seja direta, é bom evitar primeiras impressões desfavoráveis.

"Algumas coisas prejudicam, como excesso de fotos, brinquedinhos e bichinhos, porque passam uma imagem de um profissional frágil e infantil", considera Mello.

Thaís de Andrade mantém a mesa organizada e foi alvo de brincadeiras de colegas

Impressões ruins podem gerar até broncas. Foi o que aconteceu com a gerente comercial Vani de Oliveira, 40.

Ela tem de tudo na mesa: de calendários a corujas e sapos de brinquedo, terços e orações. Até quatro pares de sapato a profissional acumulou embaixo da mesa. "Até que o diretor os escondeu. Agora, deixo-os no carro", conta.

"É uma bagunça organizada. Qualquer um que sentar aqui [no meu lugar] vai se encontrar", afirma. Dessa maneira, diz Oliveira, "é mais fácil para encontrar as informações" que precisa ao longo do trabalho.

A colega de trabalho de Oliveira, Thaís de Andrade, 30, por outro lado, mantém a mesa com tudo organizado. "Só costumo deixar na mesa o que eu vou utilizar na hora", conta.

A organização extrema gerou elogios da chefia e brincadeiras dos colegas. "Dizem que eu até calculo a distância entre um post-it e outro [colado na tela do computador]."

Manter a mesa organizada pode ajudar o profissional a trabalhar melhor, dizem os especialistas consultados. E até evitar impressões equivocadas.

a primeira impressão que uma mesa desorganizada passa é de um profissional que não cumpre prazos.

uma mesa vazia pode passar a impressão de organização. Mas também de um profissional frio, metódico e que pretende ficar pouco tempo na empresa.

podem indicar um profissional romântico e até idealista.

uma mesa com muitos adereços mostra um profissional infantil, carente e frágil.

blocos abertos e post-its colados por todos os lados podem indicar um profissional com muitas tarefas --nem sempre cumpridas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário