quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inscrições para bolsas de intercâmbio no exterior

Já está disponível o edital para participar do processo de seleção para bolsas de intercâmbio no exterior em nível de graduação 2011/2012, com recursos do CNPq e do IFF.

A Reitoria do Instituto Federal Fluminense publica o edital para a seleção de candidatos a bolsas de intercâmbio no exterior em nível de graduação (graduação sanduíche), concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através do Programa Ciência sem Fronteiras e do IF Fluminense.

As inscrições podem ser feitas nas Coordenações ou Diretorias de Pesquisa e Pós Graduação de cada campus do IF Fluminense até o dia 21 de outubro. Serão oferecidas bolsas com vigência de 06 a 12 meses, com valor mensal de U$870,00 (dólar americano) aos alunos selecionados, além de passagens aéreas de ida e volta, auxílio instalação e seguro saúde. 

Os bolsistas passarão por duas etapas durante o processo de indicação que são: análise dos documentos no ato da inscrição; redação e entrevista em Língua Estrangeira (Inglês).

A convocação ficará disponível no mural da Pró-Reitoria de Pesquisa, nas Coordenações de Pesquisa dos campi e no site do IF Fluminense. Confira o edital aqui.

O Instituto Federal Fluminense também está cadastrado no Programa Ciência Sem Fronteiras pela CAPES. Para participar e obter mais informações, os alunos podem conferir o edital disponível no site www.capes.gov.br.


São ofertadas 2.516 vagas para o primeiro e segundo semestres de 2012. Inscrições para os ensinos médio e técnico poderão ser realizadas até 19 de outubro.

O Instituto Federal Fluminense está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de ingresso ao Ensino Médio e aos Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos Técnicos Concomitantes e Cursos Técnicos Subsequentes para o primeiro e segundo semestres de 2012. As vagas são para os campi Campos-Centro, Campos-Guarus, Macaé, Itaperuna, Cabo Frio, Bom Jesus do Itabapoana, Quissamã e Núcleo Avançado de Cambuci.

As inscrições poderão ser feitas de 19 de setembro a 19 de outubro, na internet ou no campus onde é oferecido o curso escolhido, mediante o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 12,00, através da Guia de Recolhimento da União – GRU.

http://iff.edu.br/processos-seletivos/processo-seletivo-2012-1o-e-2o-semestres-1/inscricoes-abertas-processo-seletivo-2012-1o-e-2o-semestres

As provas serão aplicadas no dia 27 de novembro e o resultado final será divulgado no dia 28 de dezembro.

http://iff.edu.br/processos-seletivos/processo-seletivo-2012-1o-e-2o-semestres-1/EDITAL-%20Processo%20Seletivo%202012%20-%20versao%20final%20publicada.pdf

http://www.servicos.cefetcampos.br/processos/2012/proSel2011

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário