segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ministro estimula fabricantes de semicondutores dos EUA a investirem no Brasil

Aloizio Mercadante disse que o setor é estratégico para a economia brasileira e que quer reduzir o deficit de US$ 19 bilhões no setor de TI.

Aloizio Mercadante

Incentivar fabricantes de semicondutores norte-americanos a investirem no mercado brasileiro. Este foi o principal objetivo do encontro promovido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, com representantes de nove empresas do da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação): Alcatel-Lucent, AMD, Apple, Cisco, IBM, Qualcomm, Motorola, NCR e RIM.

No encontro, realizado na última quarta-feira (13/7), em Brasília, Mercadante destacou o potencial de compra de tecnologia do mercado interno brasileiro e convidou as fabricantes a se tornarem parceiras do governo no projeto de superar o déficit de US$ 19 bilhões na balança comercial – com importações maiores do que exportações – na área de TI.

Para destacar a importância do mercado brasileiro de TIC, o ministro lembrou que o país deve consumir 15 milhões de computadores, além de apresentar uma alta demanda por celulares e televisores. Outro fator favorável ao setor, segundo Mercadante, será a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que acontecerão no País e exigirão fortes investimentos em tecnologia e comunicação.

Ao justificar o interesse pelos investimentos no mercado de semicondutores, o ministro justificou que trata-se de um setor estratégico para a economia brasileira. “Queremos usar o instrumento mais forte que temos, que é o nosso mercado interno, para estimular mais investimentos, mais conteúdo local e mais P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)”, afirmou, segundo notícia veiculada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.

Ainda na ocasião, ele disse que o governo está disposto a fazer todos os esforços possíveis para trazer ao Brasil essa indústria (de semicondutores), por meio de incentivos fiscais às empresas que investirem no País.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário