domingo, 7 de agosto de 2011

Internet está afetando a forma como lembramos de informações, aponta estudo

Internet

Fácil acesso a dados pela web faz com que pessoas priorizem informações que não podem ser acessadas por computadores

O uso da internet, principalmente dos mecanismos de busca, está afetando a maneira que as pessoas lembram das informações, de acordo com estudos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, informa o New York Times.

Os cientistas partiram da ideia de que as pessoas não precisam lembrar de informações que podem facilmente ser encontradas na internet, assim como estudantes não vão lembrar de informações que acreditam que não vão entrar em uma prova.

Foram feitos dois experimentos. O primeiro pedia que os participantes escrevessem 40 pequenas informações em um computador. Metade deles achava que as informações ficariam salvas no computador, enquanto a outra metade pensava que elas seriam apagadas. Os que achavam que perderiam o que escreveram tiveram mais facilidade de lembrar o que tinham feito.

O segundo experimento foi feito para determinar como o acesso ao computador afetava o que as pessoas lembravam. Os participantes tinham que lembrar o que tinham escrito antes, e em qual das cinco pastas criadas no computador as informações estavam salvas. O resultado mostrou que lembrar onde o arquivo estava guardado era mais fácil do que lembrar o que estava dentro do arquivo.

Segundo um dos pesquisadores, os efeitos da internet na memória ainda não foram devidamente entendidos, mas, segundo eles, o estudo mostra que a web já está se tornando nosso principal sistema de armazenamento de informações.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário