sábado, 23 de julho de 2011

FabFi: uma rede sem fio open source, feita de lixo

Experimento já cobre toda a cidade de Jalalabad, no Afeganistão, e oferece internet a 11.5Mbps.

fabfi

Recentemente, países como Egito, Líbia e Síria tiveram a internet interceptada pelo Governo. Isso acontece porque são poucas as entidades que controlam a rede, e promover esse tipo de censura acaba se tornando algo relativamente simples para ditadores.

Mas um grupo de pesquisadores residentes em Jalalabad, no Afeganistão, se uniu com membros do MIT para desenvolver uma alternativa de rede totalmente aberta, utilizando tecnologia simples e que não pode ser interceptada ou desligada pelos governos. Como resultado, surgiu um projeto que pode transmitir o sinal da internet por longas distâncias. O mais interessante é que muitos dos componentes foram encontrados no lixo: fios, tubos de plástico e metais são matéria-prima para a construção da FabFi, como foi batizada. Pedaços de latas de óleo são usados como rebatedores de sinal e, assim, a área vai sendo iluminada por roteadores colocados em locais específicos. O sistema, atualmente, é abastecido por baterias de carro - o que dá bastante mobilidade para os usuários. É possível desligar uma rede em um determinado local e montá-la em outro, sem grandes dificuldades.

Na rede experimental, que já cobre toda a cidade de Jalalabad, a velocidade atingida foi de 11.5 Mbps. Como o projeto é open source, você também pode colaborar e, até mesmo, montar uma rede dessas para a sua região. Toda a documentação necessária para o entendimento completo do sistema está aqui: http://wiki.fablab.af/index.php/Fab-Fi

No blog do projeto, também é possível acompanhar as novidades da equipe de pesquisadores: http://fabfi.fablab.af/blog/

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário