sábado, 16 de julho de 2011

Cinco passos para conseguir a liberdade no trabalho

Especialista em carreira ensina como transformar suas atividades atuais no emprego dos sonhos...

De forma geral, as pessoas desejam ter alguma liberdade, inclusive no ambiente de trabalho. Mas nem sempre é fácil definir o que esse conceito significa, na prática, e quais os passos para alcançá-lo.

Em um artigo publicado no site da Forbes, a especialista em aconselhamento de carreira para executivos Caroline Ceniza-Levine explica os cinco passos para atingir a sensação de liberdade no trabalho: 

Antes de mais nada, você precisa parar e analisar o que representa sua liberdade profissional, aconselha Caroline. Ela cita que as possibilidades são muitas e variam desde ter a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, poder escolher o melhor horário de trabalho, ter mais tempo livre para atividades pessoais, conseguir autonomia para tomar decisões, até ser o dono do próprio negócio.

“Você precisa comprovar, especificamente, por que sua liberdade vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Isso significa que é necessário entender suas motivações e seus impactos”, enfatiza Caroline. As justificativas, segundo ela, podem ser desde a necessidade de ganhar dinheiro, até coisas mais profundas, como se sentir melhor consigo mesmo, executar suas tarefas de forma mais produtiva, ter mais tempo para a família e amigos, entre outros.

Ainda de acordo com a especialista, ter uma boa justificativa pode ajudar na hora de executar o plano para alcançar a liberdade, em especial, se isso exigir algum tipo de solicitação para que o chefe, a empresa ou os colegas de trabalho façam algum tipo de concessão para que você atinja seu objetivo.

Outra fase importante é avaliar quais os recursos exigidos para que você execute seu plano de liberdade. Por exemplo, alguém que queira trabalhar remotamente precisa estar seguro de que tem uma boa conexão de rede, vai conseguir acessar os documentos do servidor, entre outros. Ou, ainda, quem quer ter um horário de trabalho alternativo deve analisar de que forma isso pode impactar as pessoas que dependem de sua função, como clientes, equipes ou chefes.

Da mesma maneira, quem optar por montar sua própria empresa, deve estar seguro de que tem todos os conhecimentos necessários de mercado e de administração para conseguir sucesso na tarefa.

Por melhor que seja sua ideia de liberdade no trabalho, algumas questões práticas podem atrapalhá-la. Assim, é importante ter um ‘plano B’, sugere Caroline. “Não tenha medo de se perguntar novamente o que gostaria”, aconselha. E todas as opções continuam válidas, desde considerar uma mudança de departamento, busca de um novo emprego que ofereça condições mais adequadas a seus desejos, até começar uma empresa do zero. “Mas lembre que o empreendedorismo nem sempre é uma melhor opção do que ser empregado”, ressalta a especialista.

Por fim, Caroline aconselha que as pessoas precisam estar preparadas para ter liberdade. “Guarde uma parte do seu salário, mantenha uma rede de contatos e cuide de sua saúde”, destaca. Segundo ela, esse é o caminho ideal tanto para quem tem o sonho de montar sua própria empresa como para quem busca o emprego ideal.

“A liberdade pode ser definida de várias formas, mas em última instância é toda baseada em escolhas. Você deve amar seu trabalho”, conclui.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário