terça-feira, 21 de junho de 2011

Órgão aprova uso de qualquer extensão de domínio na internet



Com isso, qualquer palavra poderá ser utilizada ao final do endereço das páginas na web, no lugar do .com, .com.br, .net, entre outros


Durante uma reunião em Cingapura, realizada nesta segunda-feira (20/6), a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) tomou uma decisão que deve afetar drasticamente a internet. O órgão aprovou o aumento no número das atuais 22 extensões de domínio – chamadas de DPN (domínio de primeiro nível) –, que incluem ‘.com’, ‘.com.br’, ‘.net’ e ‘.org’, entre outros. Com a mudança, praticamente qualquer palavra poderá ser utilizada ao final de um endereço na web.

No comunicado oficial, o órgão explica que o objetivo é dar mais liberdade para que empresas, organizações ou pessoas criem seus próprios domínios. Além disso, isso mudará a forma como as pessoas buscam as informações na internet.

“A decisão de hoje vai abrir uma nova era na internet”, informa o presidente do conselho da ICANN, Peter Dengate Trush, no comunicado oficial da mudança. “Nós estamos oferecendo uma plataforma para uma nova geração de criatividade e inspiração”, acrescenta.

O órgão informa ainda que a decisão foi tomada após muitos anos de discussões com a comunidade da internet, grupos de empresas e governos.

Em breve, a ICANN vai iniciar uma campanha global com o intuito de divulgar essa mudança nas regras de domínio da internet. Os interessados em novas extensões poderão cadastrá-las entre janeiro e abril de 2012.

Durante uma entrevista ao Olhar Digital, realizada em janeiro de 2010, representantes da ICANN detalharam a intenção de expandir os registros mundiais de domínio. No entanto, destacaram que o investimento para as empresas que quiserem gerir um novo domínio é alto. Além de uma taxa anual de US$ 25 mil, têm de montar uma estrutura robusta, com vários servidores para dar conta da demanda.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário