sexta-feira, 27 de maio de 2011

NASA declara fim da missão do robô marciano Spirit



Os engenheiros acreditavam que o problema poderia ser resolvido após o fim do inverno marciano, quando os painéis solares do robô voltassem a gerar uma quantidade maior de energia.



A NASA declarou oficialmente o fim da missão do robô Spirit, que explorava Marte desde Janeiro de 2004. O robô Spirit atolou em Abril de 2009, o que levou a agência espacial a transformá-lo em uma plataforma fixa de observação em Marte. Logo depois, porém, o robô parou de se comunicar com a Terra.

Frio demais

Os engenheiros acreditavam que o problema poderia ser resolvido após o fim do inverno marciano, quando os painéis solares do robô voltassem a gerar uma quantidade maior de energia. Mesmo após o fim do inverno, porém, o Spirit não voltou a se comunicar. A última transmissão ocorreu em 22 de Março de 2010. "Com energia insuficiente para funcionar seus aquecedores de sobrevivência, o robô provavelmente experimentou temperaturas internas mais frias do que em seus seis anos anteriores em Marte. Muitos componentes e conexões críticas podem ter ficado sujeitas a danos pelo frio," afirmou a NASA na nota de falecimento do Spirit.

Novo robô em Marte

Foram feitas inúmeras tentativas de comunicação com o robô, usando a rede de antenas Deep Space Network, da NASA, e as sondas MRO e Mars Express, que estão em órbita de Marte. Segundo a NASA, não serão feitas novas tentativas de comunicação porque as duas sondas e a rede de antenas agora serão necessárias para a preparação do lançamento do robô Curiosidade, a próxima missão ao planeta vermelho, que deverá ser lançada até o final de 2011. A missão do robô Curiosidade também é conhecida como MSL - Mars Science Laboratory: Laboratório Científico de Marte.

O irmão gêmeo do Spirit, o robô Opportunity, que também já teve seus atolamentos, continua explorando Marte.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário