quarta-feira, 25 de maio de 2011

Australianos criam robôs que se comunicam em sua própria língua



Chamados de Lingodroid, os robôs são capazes de dar nomes para locais novos e trocar informações com outros robôs...

Robôs desenvolvidos na Universidade de Queensland, Austrália, são capazes de se comunicar e trocar informações através de sua própria língua, criada conforme eles reconhecem o mundo à sua volta. Chamados de Lingodoirds, os robôs são capazes de criar padrões silábicos para designar as regiões por onde navegam, criando suas palavras em uma língua de "beeps".

Com a línguagem, um robô é capaz de informar o outro sobre a posição onde estão e, inclusive, dar direções para que outro chegue a determinados lugares. De acordo com Dr. Ruth Schulz, um dos responsáveis pelo projeto, é importante que robôs sejam capazes de gerar suas próprias palavras, já que a linguagem humana é muito complexa para que eles entendam. "Isso é importante porque demonstra que robôs entendem o significado de palavras escritas independentemente de humanos", afirma Schulz.

Os Lingodroid se movimentam através de rodas e possuem uma câmera, sonar e detector a laser, que eles utilizam para fazer o mapeamento do mundo ao redor. Ao atingir um local desconhecido, os robôs geram uma sequência de sílabas para definir o local.

Através de um microfone embutido, eles podem se comunicar assim que se encontram, trocando informações. Os nomes gerados pelos robôs consistem em palavras simples como "kuzo", "jaro" e "fexo".

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário