quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fui demitido! Como sacudir a poeira e dar a volta por cima

Emprego Certo

A demissão faz parte do jogo da vida profissional. O que o profissional faz com a sua demissão é decisivo para o sucesso ou o fracasso.

Da mesma forma que você poderá pedir demissão e deixar a empresa a qualquer momento, respeitado o aviso prévio, é claro, a empresa também poderá te demitir. Cada um age em função dos próprios interesses. E sempre que um rompimento não é feito de acordo mútuo, uma das partes sofre. É assim tanto nas relações profissionais quanto nas pessoais.

Pense na seguinte situação: Se você está trabalhando numa empresa e outra lhe oferece o dobro do salário, mais benefícios e um cargo melhor, você pedirá a conta da empresa em que estava trabalhando, confere? A direção de sua empresa, poderá se magoar com você. Assim também é no processo inverso, quando, por alguma razão estratégica, é a empresa que o demite – e aí é a sua vez de ficar magoado.

Se você foi demitido, encare o fato da seguinte forma: Já passou. Sua demissão já está consumada. Assim é a lei do mercado de trabalho.

A questão agora passa a ser: Como “sacudir a poeira” desse tombo para recomeçar e retornar ao mercado de trabalho?

Vamos lá!

1 – Não duvide de seu talento: Jamais duvide do seu profissionalismo e de sua capacidade de ser útil numa organização. Se nesta última empresa essas características positivas não foram reconhecidas e utilizadas, esteja certo de que em outra empresa (se você for criterioso na escolha da próxima) terá a oportunidade de mostrar suas competências.

2 – O que passou, passou e “bola pra frente”: Não há como mudar o passado. Ficar se questionando o porquê não agiu de outra forma ou ficar lamentando que as coisas não correram como você esperava é improdutivo e não mudará a realidade.

3 - Não culpe o mundo corporativo pelo que lhe aconteceu: Isso seria uma lamentável generalização. Não se despreza a música porque um cantor desafinou. Não se deixa de admirar o cinema porque alguns filmes não agradaram. Há ótimas empresas e ótimos empregos. Além disso, convenhamos que não foi o trabalho que o prejudicou.

4 – Agilize o envio de seu currículo para toda sua rede de contatos: Porém não espere decisões rápidas, seja paciente. Procure participar de vários processos seletivos, essa é uma prática comum no mercado e não fique ansioso, pois a resposta pode demorar. Enquanto você aguarda resposta de um contato feito, continue incansavelmente com sua campanha de recolocação, fazendo aquilo que chamamos de network.

5 - Não abuse das “fugas”: Algumas pessoas têm uma tendência irresistível de compensarem suas preocupações com “fugas”, ou seja, atividades que lhes dão enorme prazer e que supostamente ajudam-nas a esquecer ou suportar melhor problemas reais, como por exemplo dormir o dia todo ou até mesmo abusar da bebida.

Como tudo na vida, a moderação e o bom senso devem nortear o seu contato com a realidade: às vezes, em certas circunstâncias, pode até ser divertido fugir. Outras vezes, o remédio é enfrentar mesmo a realidade.

Recomendo que mesmo que permaneça em casa, seu dia deve ser encarado como um dia normal de expediente profissional. Você deve agir, portanto, como se estivesse trabalhando. Além disso, a qualquer momento, você precisará falar com alguém interessado na sua contratação, seja por telefone, seja pessoalmente. Nesses momentos, sua prontidão será decisiva.

6 - Nem tudo está bem, mas também não é o fim do mundo: As situações devem ser tratadas conforme sua natureza e vivenciadas com a intensidade que lhes for adequada. Nem mais, nem menos. Não estou dizendo para simplificar o que é sério, muito menos dramatizar o que é simples. Encare a realidade com a devida responsabilidade e seja espontâneo com seus sentimentos.

Quando estiver num processo seletivo, de nada vai adiantar tentar artificializar suas atitudes para mostrar ao entrevistador que está tudo bem e que não está preocupado com sua situação, pode passar a imagem de um irresponsável, bem como demonstrar um ar dramático de vítima despertará compaixão e venderá a imagem de “um pobre coitado”.

Mostre-se você mesmo, adequando seu comportamento ao momento. Se for a uma festa, divirta-se. Se for a uma entrevista, encare-a com seriedade e profissionalismo.

Tenho certeza de que você conseguirá dar a volta por cima num curto espaço de tempo. Desejo sucesso em sua transição de vida e de carreira.

Daniela do Lago

Daniela do Lago é mestre em comportamento organizacional, possui MBA em marketing pela FGV e é graduada em administração. Possui experiência profissional de 12 anos atuando com gestão de pessoas. Atua como coach executivo e treinamentos na área comportamental para diversas empresas e segmentos. É professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas. Ganhadora do prêmio "Líder Empreendedor 2010", fornecido pelo Congresso de Recursos Humanos FONATE. Palestrante, colunista da Rádio Transamérica FM 100,1 - no Programa "2 em 1" - para temas de comportamento corporativo.

http://www.danieladolago.com.br

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário