quinta-feira, 7 de abril de 2011

Brasil conquista segundo lugar em inclusão digital

Na avaliação, estavam os países do chamado Bric. Empresa de análise de risco usou dez métricas para calcular nível de inclusão; no grupo, Índia obteve o pior desempenho.

Brasil está em segundo lugar entre os países do grupo chamado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) em inclusão digital, de acordo com relatório produzido por uma empresa de análise de risco do Reino Unido. Rússia ganhou a primeira colocação.

Lançado pela Maplecroft, o Digital Inclusion Index, ou Índice de Inclusão Digital, usa dez métricas para calcular o nível de inclusão digital em 186 países. Entre esses indicadores estão assinaturas de banda larga, uso de dados em celulares, linhas de telefone fixo, lares com PC e TV, usuários de Internet, matrículas no Ensino Médio e taxa de analfabetismo.

No ranking, o Brasil recebeu 110 pontos, atrás da Rússia, com 134, mas à frente de China (103) e Índia (39). Dos quatro países, a Índia foi o único classificado como "risco extremo"; os outros três receberam a classificação "risco médio".

Os países com melhores níveis de inclusão digital, segundo o relatório, são Holanda (186), Dinamarca (185), Luxemburgo (184), Suécia (183) e Reino Unido (182).

O índice da Maplecroft  faz referência ao risco desses países de falhar na melhora do nível de inclusão digital de suas populações, explicou por e-mail Chris Laws, analista da Maplecroft. O acesso a tecnologias de informática e comunicações (TIC) é considerado uma questão importante para o desenvolvimento e, por isso, tem-se  tornado um fator de risco político, econômico e social, acrescentou.

Para os negócios, a ausência de inclusão digital ameaça o crescimento econômico e o desenvolvimento social ao limitar o tamanho do mercado e reduzir o potencial para comércio, disse Laws. Ela também inibe o acesso individual e empresarial a recursos educacionais e de tomada de decisão, e compromete a formação de talentos necessário para empregabilidade, completou.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário