quarta-feira, 2 de março de 2011

Mais rápido, fino e leve, novo iPad confirma expectativas e ganha duas câmeras

Do UOL Tecnologia

 

 

A Apple confirmou as expectativas e apresentou nesta quarta-feira a segunda geração do iPad, que será lançada nos Estados Unidos em 11 de março por preços que vão de US$ 499 a US$ 829. O ultraportátil -- que teve 15 milhões de unidades comercializadas entre abril e dezembro de 2010 -- ficará mais leve, mais fino, mais rápido e ganhará duas câmeras. Outros 26 países receberão a novidade no dia 25 de março (entre eles Austrália, Áustria, Bélgica, Reino Unido, Itália, França, México, Alemanha e Finlândia), mas ainda não há informações sobre data de lançamento no Brasil.

Steve Jobs, diretor-executivo da empresa, interrompeu sua licença médica anunciada em meados de janeiro para anunciar a novidade. O principal destaque da segunda geração é a inclusão de câmeras, um recurso já oferecido por outros modelos de tablets e até então inexistente no ultraportátil da Apple (que, segundo Jobs, tem 90% de participação de mercado).

As duas câmeras tiram fotos e fazem vídeos. A da frente é VGA e a traseira é de alta definição (vídeos em 720 p). Por conta desses novos recursos, o tablet também oferece a tecnologia de videoconferência FaceTime, compatível com iPad 2, iPhone 4 e Mac via Wi-Fi (por isso, o usuário não paga pela ligação).

O modelo também é 33% mais fino do que seu antecessor (8,8 mm contra 13,4 mm): "O novo iPad é mais fino que seu iPhone 4", disse Jobs. A novidade, disponível nas cores branca e preta, pesa 590 gramas, contra 680 gramas do modelo “antigo”. Outro novo recurso é o giroscópio, tecnologia que cria uma sensação melhor de movimento que o acelerômetro e deixa os jogos mais interessantes. Ele possui três eixos e permite movimentos independentes de giros, como o de um pincel ou inclinação para frente ou para trás..

O iPad 2 também transmitirá vídeo para outros equipamentos com resolução Full HD (1080p). Para ter acesso a vídeos de alta definição, o usuário deverá desembolsar cerca de US$ 40 para comprar um acessório que faz a conversão da saída padrão da Apple para HDMI. Sua bateria manterá as dez horas de duração se o usuário assistir a vídeos, navegar na web ou ouvir músicas.

O novo iPad será vendido da mesma forma que a versão anterior, com base nos tipos de conexão sem fio e capacidade de armazenamento. Os modelos apenas com Wi-Fi serão vendidos por US$ 499 (16 GB), US$ 599 (32 GB) e US$ 699 (64 GB). Já as versões do tablet com  Wi-Fi e 3G custarão US$ 629 (16 GB), US$ 729 (32 GB) e US$ 829 (64 GB). Os valores são os mesmos cobrados no lançamento da primeira geração do tablet.

Números
Durante o evento, Jobs afirmou que o aplicativo iBooks, para leitura e compra de livros, já teve mais de 100 mil downloads de publicações em menos de um ano. Já há mais de 17 mil livros disponíveis. Outro marco anunciado pelo cofundador é o fato de sua empresa ter pago mais de US$ 2 bilhões a desenvolvedores de aplicativos.

Quanto ao iPhone, o diretor-executivo foi irônico ao comentar sobre os esforços da concorrência. “Várias pessoas tentaram copiá-lo”, disse, ao anunciar que já foram vendidos mais de 100 milhões de aparelhos no mundo.

Ao comparar a quantidade de aplicativos para tablets, Jobs afirmou que o Honeycomb (sistema operacional para aparelhos do Google) conta com 100 programas na Android Market, enquanto o iPad tem 65 mil alternativas na App Store.


 

  • Divulgação

    Novo iPad é mais fino que iPhone 4; tablet da Apple tem 8,8 milímetros de espessura

Guerra de tablets
Com a apresentação e início da vendas do iPad no ano passado, a concorrência começou a fabricar aparelhos que estivessem à altura do tablet da Apple. O mercado está tão aquecido que, segundo a empresa de pesquisa PRTM, no fim de 2010 havia cerca de 30 modelos disponíveis no mercado. Atualmente, há 102 tablets de 64 fabricantes que estão disponíveis para a venda ou em desenvolvimento, segundo informações do "The Wall Street Journal".

Um dos pontos de partida para o crescimento do número de tablets neste início de ano foi o lançamento de vários modelos na CES 2011 (feira de tecnologia realizada nos Estados Unidos) e no Mobile World Congress (evento de empresas de tecnologia móvel realizado na Espanha).

Na feira dos Estados Unidos, marcas como Motorola e Sharp apresentaram modelos com o sistema Android do Google. Um dos destaques foi o Xoom da Motorola, um dos primeiros tablets com tela de 10 polegadas e processador de dois núcleos.

Já no evento espanhol, Samsung, Toshiba, HTC e LG mostraram seus concorrentes . Os principais recursos dos tablets são: câmera que grava imagens em 3D (caso do LG Optimus Pad), tamanho aliado com câmeras que filmam em alta definição (caso do Samsung GalaxyTab 10.1) e portas USB (caso do tablet da Toshiba, ainda sem nome).

Correm ainda por fora da chamada “guerra dos tablets” a RIM, fabricante da BlackBerry, com o tablet Playbook e, mais recentemente, a HP com o TouchPad, que virá com o sistema WebOS, desenvolvido pela Palm. 

No Brasil, os únicos modelos comercializados disponíveis no varejo são o Apple iPad e o Samsung GalaxyTab.

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/03/02/mais-rapido-fino-e-leve-novo-ipad-confirma-expectativas-e-ganha-duas-cameras.jhtm

 

 

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