sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dicas rápidas para turbinar o Firefox

Rick Broida e Rafael Rigues

Limpe a lista de downloads, remova extensões e mude o comportamento das abas para trabalhar de forma mais eficiente.

O Firefox é um excelente navegador, mas como todo software é sujeito ao acúmulo de “lixo” com o tempo, que acaba deixando ele mais lento. Se sua raposa não é mais tão ágil quanto antigamente, experimente estes truques para dar a ela uma injeção de ânimo.

Limpe a lista de downloads

De uns tempos pra cá notei que sempre que eu baixava um arquivo, o Firefox virava uma carroça - especialmente logo após o fim do download. O navegador ficava tão lento que praticamente congelava por alguns segundos, às vezes até um minuto, antes de voltar a responder aos meus comandos.

Por instinto, abri a lista de Downloads (clique em Ferramentas / Downloads ou tecle Ctrl + J). Ela era bem longa, e eu não me lembrava a última vez em que a limpei, já que não achava necessário. Sem esperar resultado, cliquei no botão Limpar Lista (isto não apaga os arquivos que você baixou, só o registro que o Firefox tem deles).

ff_1.jpg

E sabem o que aconteceu? Da próxima vez que baixei um arquivo, o Firefox não travou nem ficou lento. Não sei porque a limpeza fez a diferença, mas com certeza fez. Recomendo o procedimento para quem está passando por problemas similares.

Remova versões antigas do “Java Console”

Java é uma linguagem de programação utilizada por vários sites e serviços online. O software tem o péssimo hábito de ficar importunando o usuário com pedidos de atualização, e a cada vez que você o atualiza, uma nova versão do Java Console (uma ferramenta de depuração útil para os desenvolvedores web, mas inútil para os usuários) é instalada.

Se você olhar na lista de complementos do Firefox (Clique no menu Ferramentas / Complementos) pode ser que encontre várias cópias do Java Console. Entretanto, também vai notar que o botão “Desinstalar” de cada uma delas está “apagado”. E agora, como remover as cópias que você não usa?

ff_2.jpg

Simples: Saia do Firefox, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone dele no Desktop e escolha a opção “Executar como administrador”. Agora volte à lista de Complementos, e você verá que o botão para deinstalar as cópias antigas do Java Console está habilitado. Elimine todos eles, menos o com o número de versão mais alto, e pronto.

Remova extensões não usadas

Um dos pontos fortes do Firefox é seu sistema de extensões: há extensões para todos os gostos, e para experimentá-las basta um clique em sites como o “Firefox Add-Ons” (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/extensions/). E com tanta facilidade, é bem provável que em pouco tempo você tenha algumas dezenas delas instaladas seu navegador.

Qual o problema? Vários. O Firefox carrega as extensões quando inicia, portanto quanto maior o número delas, mais tempo o navegador vai levar para abrir. Além disso, extensões são pequenos programas que exigem poder de processamento e memória para funcionar, e algumas são executadas a cada página nova que você carrega, colocando um peso extra no sistema. Por fim, o Firefox busca periodicamente por atualizações para as extensões instaladas. E se a lista for grande, ele vai demorar para completar a tarefa.

Não estamos dizendo que você deve abrir mão das extensões, mas seja moderado no uso. Clique em Ferramentas / Complementos / Extensões e dê uma olhada no que está instalado. Desative as extensões que você não usa (basta clicar no botão Desativar), feche o Firefox e abra novamente. Muitas vezes, basta isto para se livrar do “peso extra” que está deixando seu navegador lerdo demais.

Pula para novas abas imediatamente

Normalmente quando você clica em um link que abre uma nova aba (ou faz isso manualmente, segurando Ctrl enquanto clica no link) o Firefox não a coloca em primeiro plano. O navegador te deixe na página onde estava e abre o link em uma nova aba em segundo plano. Pra muita gente, isso não faz sentido: pra que abrir uma aba se não vou lê-la imediatamente?

Felizmente, há uma forma fácil de mudar este comportamento: clique no menu Ferramentas / Opções / Abas. Marque a última opção na lista, chamada “Ao abrir um link em nova aba, carregá-la em primeiro plano”. Clique OK e pronto.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário