quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Começam preparativos para evento latino-americano de empreendedorismo

Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, irá sediar um dos principais encontros de Empreendedorismo da América Latina, o V Workshop de Formação de Empreendedores Universitários da Red Emprendedorismo e Innovación en América Latina - EmprendeSUR. É a primeira vez que o evento será realizado no Brasil e acontecerá de 27 a 30 de abril de 2011, no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.

Para fazer o pré-lançamento do workshop e fechar a programação do evento estiveram na cidade o presidente da EmprendeSUR, o Prof. Dr. Pedro Vera Castillo, da Universidade de Concepción do Chile e o vice-presidente da rede, Prof. Dr. Bezamat de Souza Neto, da Universidade de São João Del Rei.

diretoria-emprendesur-450

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Rogério Abranches, coord. NEmp, prof. Bezamat de Souza Neto, vice-pres. da EmprendeSUR, prof. Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel e Pedro Vera Castillo, pres. da EmprendeSUR

Acompanhados pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp), Rogério Abranches, os representantes da rede latino-americana visitam o Inatel, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), a Faculdade de Administração e Informática (FAI), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, e também se reuniram com integrantes do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) e com o presidente do Polo de Excelência de Santa Rita do Sapucaí.

O workshop já passou pela Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia e, em 2001, terá como tema "Cidades Empreendedora e Inovadoras". Segundo Pedro Vera Castillo, a escolha de Santa Rita do Sapucaí para o ser o centro de uma discussão como esta foi natural, "com inovação, empreendedorismo e desenvolvimento tecnológico, em poucas décadas, a cidade se transformou no Vale da Eletrônica, conhecido internacionalmente. Encontramos o perfeito exemplo de cidade empreeendedora e inovadora e uma instituição de ensino como o Inatel, o que nos assegura que o workshop será de grande impacto para o Brasil".

O público alvo do encontro são estudantes universitários e de escolas técnicas, além especialistas, pesquisadores, professores e profissionais interessados no tema, que poderão compartilhar experiências da prática empreendedora. "Santa Rita do Sapucaí é a expressão da capacidade do brasileiro de empreender e de inovar e um encontro como este é uma excelente oportunidade de difundir esta experiência e conhecer o que está sendo realizado em outras instituições de ensino", disse o vice-presidente da rede EmpreendeSUR, Bezamat de Souza Neto.

imagem-pedro-rogerio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesmo sendo um evento com conteúdos acadêmicos, o coordenador do NEmp, Rogério Abranches, disse que a comunidade como um todo também poderá participar. "O evento trará especialistas do Brasil e de outros países que irão apresentar suas experiências, mas serão também realizadas oficinas para desenvolver o empreendedorismo em grande parte da população".

Prof. Rogério Abranches e prof. Pedro Vera Castillo definem detalhes da programação do workshop latino-americano

Criada em 2004, a Red EmprendeSUR reúne dezenas de professores e especialistas da América Latina, como Fernando Dolabela e José Alberto Aranha - também fundadores desta rede, que defendem a educação empreendedora como uma forma de desenvolver a sociedade e melhorar a distribuição de renda nos países latino-americanos. "Empreendedorismo é uma maneira de viver e todas as pessoas podem desenvolver esta habilidade. Para isto é necessária uma nova pedagogia, com o envolvimento de instituições de ensino, o setor público e a iniciativa privada. Isto é o que defende a EmprendeSUR e será apresentado no workshop de abril", completou Pedro Vera Castillo, que é professor doutor da Universidade de Concepción do Chile e dirige o Programa Empreendo, um trabalho de educação empreendedora de sucesso reconhecido mundialmente.

Até o início do ano as inscrições para o V Workshop de Formação de Empreendedores Universitários estarão disponíveis pela internet. Os valores ainda não foram definidos, mas de acordo com Rogério Abranches, estudantes terão descontos de até 80%.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário