domingo, 31 de outubro de 2010

Pequeno gênio egípcio brinca de trabalhar na Microsoft

 

Francisco Carrión

Aos 11 anos de idade, Mahmoud Wael frequenta a universidade e foi nomeado analista tecnológico da gigante de informática

Por Agência EFE

O pequeno Mahmoud Wael, um egípcio de 11 anos e aspecto frágil, se tornou técnico da Microsoft graças à sua capacidade de resolver cálculos complexos em segundos e de dominar as redes de computadores.

 

"Meu pai descobriu minha habilidade quando eu tinha três anos e resolvi uma conta de multiplicação da minha irmã", conta à Agência Efe Mahmoud, um menino tímido que responde às perguntas sentado em um sofá do humilde apartamento no qual vive com sua família.

Francisco Carrión

A família de Mahmoud Wael coleciona com orgulho recortes de jornal com matérias sobre o filho

Após a descoberta, um exame determinou que seu coeficiente intelectual é de 155, uma pontuação "muito alta" que, segundo o próprio pequeno egípcio, o transforma no "menino mais inteligente do mundo".

Mahmoud, apelidado por seus vizinhos de "Abqarino" (gênio, em árabe), se matriculou aos nove anos na prestigiada Universidade Americana do Cairo, onde cursa Informática.

Para seu pai, Wael Mahmoud, que mostra orgulhoso uma pasta cheia de recortes de jornais com reportagens sobre o filho, o garoto é "uma criança, um engenheiro de informática e um presente de Alá".

A precoce habilidade com os computadores não passou despercebida pela gigante americana Microsoft, que o presenteou há seis anos com seu primeiro laptop e acaba de nomeá-lo analista tecnológico.

"Agora já sou um profissional em redes de computadores e já poderia trabalhar", afirma Mahmoud, que se diz apaixonado pela informática porque "graças a esta invenção, é possível chegar a qualquer parte do mundo".

"Se quero saber alguma coisa, tenho Google e Wikipédia, e se quero conhecer alguém no outro lado do planeta, tenho o Facebook".

"Talvez eu acabe trabalhando para a Microsoft", antecipa o menino que, embora fale com fluência o árabe e o inglês e estude francês, está mais interessado "em conhecer as linguagens de programação".

No populoso bairro do Cairo em que a família de Mahmoud sempre morou, as crianças de sua idade brincam na rua enquanto os adultos tomam chá ou fumam "shisha" (narguilé).

Mas o menino não tem tempo para sair com os amigos porque sua rotina começa cedo, às seis e meia, e a manhã e a tarde são ocupadas entre as salas de aula de um colégio internacional e da universidade.

"Alguns garotos da minha idade têm orgulho de ter um amigo como eu no bairro, mas outros pedem que ninguém brinque comigo", conta Mahmoud, que aproveita as férias para "brincar, brincar e brincar".

"Às vezes me sinto como um adulto porque acordo muito cedo e vou à escola e à universidade, mas em casa meus pais me tratam como uma criança", revela.

Interessado por programação, o pequeno gênio confessa ter perdido a destreza com as operações matemáticas, mas diante do desafio de calcular o resultado de 40 vezes 78, faz uma pausa e pede, sério: "Um minuto, por favor".

"Moody", como é chamado em casa, só precisa de dez segundos para dar a resposta correta (3.120) e, depois, explica que seu verdadeiro sonho é seguir os passos do egípcio Ahmed Zewail, prêmio Nobel de Química em 1999, e ser "cientista especializado em informática".

"Antes de completar 20 anos, vou morar fora do Egito para estudar. Depois vou voltar e tentar inventar algo por aqui", planeja o menino, que se considera um "bom muçulmano".

Segundo ele, foi o profeta Maomé quem lhe concedeu a inteligência e, por isso, sempre agradece quando vai à mesquita ao lado de sua casa. "Meu coeficiente é uma das muitas razões pelas quais eu amo Deus", relata.

Os olhos de Mahmoud, ocultos sob os óculos de aro vermelho, se acendem quando fala de outra de suas paixões, o futebol. "Gosto de jogar com meus amigos do bairro ou na escola e sou fã do Al Ahly (o time campeão da última liga egípcia)".

Depois da equipe do Cairo, o garoto reconhece que seu favorito é o Barcelona, porque "tem grandes jogadores como o Messi" e, entre as seleções, prefere a Espanha e o Brasil.

importado por splitz

sábado, 30 de outubro de 2010

Viver ou Juntar dinheiro?

 

Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.

Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico.

Aprendi, por exemplo,que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.

Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro.

Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade.

Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

Que tal um cafezinho ?

importado por splitz

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cursar uma faculdade de primeira linha garante boa colocação profissional? Confira

Danilo Schramm
Em São Paulo

 

Maturidade, disposição e uma boa relação interpessoal independem da faculdade cursada.

Cursar uma faculdade de primeira linha pode significar melhores chances de carreiras, pois o candidato ficará mais evidenciado para empresas renomadas que geralmente procuram por pessoas com esse esse perfil. Mas, segundo Aline Bressan, consultora de recrutamento e seleção da Luandre Recursos Humanos, há vertentes que desmistificam isto.

“Os aspectos comportamentais, ou seja, maturidade frente às situações, disposição para vestir à camisa da empresa, flexibilidade e relação interpessoal positiva são fatores que independem da graduação realizada. Esses fatores são essenciais para se destacar em diversas situações”, afirma Aline.

Os perfis comportamentais, tanto daqueles que cursaram uma universidade “top” quanto os que realizaram ou realizam faculdades de segunda ou terceira linha são importantes para definir o sucesso num processo seletivo, pois aspectos mais amplos serão avaliados.

“Aqueles que têm a possibilidade de cursar uma instituição de primeira linha não devem se acomodar; já os que cursam uma instituição de outras escalas não devem se vitimizar ou perder as esperanças em buscar uma oportunidade em grandes organizações. O desempenho na faculdade depende do aluno e ele tem que ter força de vontade para aprender e superar os desafios impostos”, afirma a especialista.

Diferenciais

A consultora diz que um diferencial importante para as duas situações é o aprendizado de um segundo idioma e a realização de estágios no decorrer da vida acadêmica devido à busca incessante de talentos pelas multinacionais.

“Existem estratégias importantes para um sucesso profissional independentemente da faculdade que o candidato se formou. O aperfeiçoamento de um segundo idioma e a realização de estágios - mesmo que a bolsa auxílio seja suficiente somente para pagar a mensalidade da faculdade - são importantes", explica Aline.

Dicas que podem ajudar os universitários

- Não adie a entrada no mercado de trabalho;
- Atualize-se através de cursos de capacitação ou idiomas;
- Procure vivenciar na prática o que estiver aprendendo teoricamente;
- Seja curioso, se relacione e aumente seu network.

Segundo a consultora, vivências simples como acordar cedo, enfrentar um transporte público lotado ou um trânsito insalubre, aprender a conquistar um espaço com seus colegas da corporação, adquirir equilíbrio físico e emocional frente à pressão de seu gestor devem se encaradas.

“Todo esforço é válido no inicio de sua carreira sendo possível trabalhar oito horas por dia, realizar uma especialização à noite e curso de idioma aos sábados.”

Para Aline, há situações que somente a vida pode nos ofertar como o privilégio de olhar para trás e sentir-se um vencedor por conquistar e fazer a diferença por onde passar independentemente da universidade que realizar.

importado por splitz

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sites .br estão entre os mais seguros do mundo; .com são os mais perigosos

Da Redação

Getty Images

Sites com domínio '.com', usados para fins comerciais, são os que oferecem mais perigo, de acordo com o estudo da McAfee

O domínio ‘.br’, que indica que um site está registrado no Brasil, está entre os mais seguros do mundo, de acordo com o relatório “Mapeando os perigos da web”, divulgado pela McAfee, empresa de segurança, nesta terça-feira (26). No ranking da empresa, 0,4% dos sites sob o domínio brasileiro oferecem risco. O domínio que mais oferece risco é o ‘.com’, utilizado para fins comerciais: 31,3% das páginas oferecem algum tipo de ameaça de contaminação ao computador do usuário.

Após o domínio comercial, os que mais oferecem risco são: o ‘info’, para sites informativos, com 30,7%; ‘.vn’ do Vietnã com 29,4% e ‘.cm” do Camarões com 22,2%. No ano passado, o país africano liderava a lista com 36,7%.

Os motivos pelos quais esses domínios são mais procurados por cibercriminosos é o baixo preço, a falta de regulação e a facilidade de registro. Alguns, às vezes, nem exigem que a pessoa comprove que ela mora no país ou que seu site segue as determinações do domínio escolhido.

Os domínios que figuram entre os mais seguros são: o governamental (‘.gov’), o do Japão (‘.jp’), o educacional (‘.edu’), o da Irlanda (‘.ie’) e da Croácia (‘.hr’).  Todos eles têm porcentagem igual a 0,1% de sites com algum tipo de ameaça.

Considerando a média geral de sites que oferecem riscos, houve crescimento em comparação ao ano passado. Em 2009, 5,8% dos sites consultados tinha algum tipo de ameaça. Neste ano foi para 6,2%.

importado por splitz

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rússia usará aparelho para detectar motoristas bêbados à distância

Alcolaser será adotado em 2011, segundo o governo.
Ele detecta o vapor de álcool e denuncia motoristas embriagados.

Do G1, com AFP

Policial russo demonstra o Alcolaser, detector de vapor de álcool, durante feira policial nesta terça-feira (26) em Moscou. O laser deve começar a ser usado pela polícia de trânsito no país a partir de 2011. Ele conseguiria detectar motoristas bêbados à distância, segundo o vice-ministro do Interior, Sergey Gerasimov, citado pela rádio estatal.
Policial russo demonstra o Alcolaser, detector de vapor de álcool, durante feira policial nesta terça-feira (26) em Moscou. O laser deve começar a ser usado pela polícia de trânsito no país a partir de 2011. Ele conseguiria detectar motoristas bêbados à distância, segundo o vice-ministro do Interior, Sergey Gerasimov, citado pela rádio estatal. (Foto: AFP)

 

importado por splitz

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seleção para mestrado e doutorado: inscrições até 12/11/10

www.uenf.br

Estão abertas até 12/11/10 as inscrições para mestrado e doutorado na UENF. No total, os 13 programas de pós-graduação da Universidade oferecem 290 vagas para mestrado e 152 para doutorado.

Os números de vagas por programas são os seguintes:

Biociências e Biotecnologia: 59 mestrado, 24 doutorado

Ecologia e Recursos Naturais: 23 mestrado, 14 doutorado

Genética e Melhoramento de Plantas: 10 mestrado, 9 doutorado

Engenharia e Ciência dos Materiais: 11 mestrado, 6 doutorado

Ciências Naturais: 15 mestrado, 12 doutorado

Produção Vegetal: 44 mestrado, 39 doutorado

Sociologia Política: 12 mestrado, 10 doutorado

Cognição e Linguagem: 20 mestrado

Políticas Sociais: 12 mestrado

Ciência Animal: 31 mestrado, 23 doutorado

Engenharia de Reservatório e de Exploração: 15 mestrado, 8 doutorado

Engenharia Civil: 20 mestrado, 7 doutorado

Engenharia de Produção: 18 mestrado.

http://www.uenf.br/Uenf/Pages/Reitoria/Pos-Graduacao/index.html?&modelo=1&cod_pag=4384&tabela=&np=ABERTO+O+EDITAL+SELEÃ&#uF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDu2;019;;�uF;FFDu2;021;Ã&uF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDu2;019;;�u2;019;;O+PARA+O+1Ã&uF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDu2;01A;º+SEM.+2011&nc=EDITAL+DE+SELEÃ&uF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDu2;019;;�uF;FFDu2;021;Ã&uF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDuF;FFDu2;019;;�u2;019;;O&buscaEdicao=&grupo=POS-GRADUACAO&p

importado por splitz

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NASA mostra ao vivo construção do robô que irá a Marte

 

A NASA instalou uma webcam no laboratório onde está sendo montado e testado o próximo robô que será enviado a Marte.

O maior e mais avançado robô já enviado ao espaço, chamado Curiosidade, terá o tamanho de um Fusca, pesará quase uma tonelada, e deverá ser lançado rumo a Marte no final de 2011.

A webcam, carinhosamente apelidada de "Câmera da Curiosidade", está transmitindo apenas o sinal de vídeo, sem áudio, de uma galeria de observação um nível acima do piso da sala limpa onde o robô marciano está sendo montado, nas instalações do Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia.

O vídeo será completado periodicamente por chats ao vivo com os membros da equipe do Curiosidade, que responderão a perguntas do público sobre o robô.

O trabalho na sala limpa vai de segunda a sexta, das 08h00 às 23h00 no horário local (PST: Pacific Standard Time).

Há uma diferença de -6h00 em relação ao horário oficial de Brasília (no horário de verão), o que significa que será possível acompanhar os trabalhos das 14h00 às 05h00 da madrugada do dia seguinte.

A partir desta sexta-feira será possível ver os técnicos instalando o sistema de suspensão do robô e suas seis rodas. Na segunda-feira, 25, será instalado o enorme braço robótico, com 7 metros de comprimento.

A NASA alerta que a câmera está voltada para uma parte da sala limpa que normalmente é bastante movimentada, mas o robô e os técnicos podem desaparecer de vez em quando, quando o trabalho se mover para outras partes da sala ou para outras instalações de teste. Devido ao grande número de usuários, pode haver lentidão na transmissão.

O lançamento do robô Curiosidade rumo ocorrerá entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011, devendo chegar a Marte em Agosto de 2012. Ele será capaz de mover-se em terrenos acidentados e levará instrumentos 10 vezes mais pesados do que os robôs Spirit e Opportunity.

Para participar dos chats e ver vídeos já gravados, visite os endereços www.ustream.tv/channel/nasajpl ou www.nasa.gov/mission_pages/msl/building_curiosity.html.

Missão: MSL (Mars Science Laboratory: Laboratório Científico de Marte)

Robô: Curiosidade

Tamanho: 3 metros de comprimento (não incluindo o braço robótico), 2,75 metros de largura e 2,15 metros de altura

Peso: 900 kg

Características: laboratório de geologia, suspensão tipo rocker-bogie, laser vaporizador de rochas e um monte de câmeras

Missão: pesquisar áreas de Marte em busca de condições favoráveis para a vida, no passado ou no presente, e condições capazes de preservar um registro de vida

Lançamento: entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011, do Cabo Canaveral, na Flórida

Chegada a Marte: agosto 2012

A Curiosidade do novo robô espacial da NASA

Em vez dos painéis solares, um pequeno reator nuclear permitirá que o robô funcione a plena carga em tempo integral. Comparativo mostra as dimensões em relação ao Spirit e Opportunity.[Imagem: NASA]

Enquanto a NASA tenta libertar o valente robô Spirit, atolado em Marte há pelo menos seis meses, começa a fase final de preparação do novo robô marciano.

"Curiosidade" é o nome do novo robô espacial da NASA. Do tamanho de um carro, o sucessor dos valentes Spirit e Opportunity deverá ser lançado rumo a Marte em 2011.

Além de um maior conhecimento em geral de Marte, o novo robô espacial embarcará levando uma pergunta muito direta: Marte já teve, ou ainda tem, condições de abrigar vida orgânica semelhante à vida existente na Terra?

Para tentar respondê-la, o robô Curiosidade vai procurar por moléculas orgânicas, os blocos químicos que estão na base da vida. Ou, pelo menos, da vida como a conhecemos, já que os cientistas já começam a se perguntar se existiriam vidas exóticas no espaço, além da vida que conhecemos.

"Para responder à questão 'Há vida em Marte?', a abordagem mais razoável e produtiva é procurar por compostos orgânicos, que podem ser de vida atual ou passada, ou de meteoritos," explica Michael Meyer, um dos coordenadores da missão.

Além de equipamentos mais avançados, o Curiosidade contará com um conjunto de ferramentas que permitirá a retirada da poeira superficial das rochas para analisá-las em maior profundidade. Um feixe de laser será capaz de fundir as rochas, capturando amostras de seu interior para fazer análises mais precisas.

As rochas são de especial interesse porque guardam registros de bilhões de anos em seu interior e podem fornecer um quadro preciso do passado do planeta.

Embora seja difícil bater a resistência dos duráveis Spirit e Opportunity, o Curiosidade terá uma grande vantagem: ele não dependerá da energia solar para funcionar.

Em vez dos painéis solares, um pequeno reator nuclear permitirá que o robô funcione a plena carga em tempo integral, sem os problemas causados pela poeira depositada sobre os painéis solares.

Como é muito maior e mais pesado, o novo robô não utilizará os airbags que permitiram que os robôs gêmeos saíssem pulando como bolas sobre a superfície marciana. Um estágio de aterrissagem, chamado Sky Crane (guindaste celeste) permitirá que o Curiosidade desça suavemente sobre o solo, já pronto para começar a trabalhar.

Além de um braço robótico muito mais forte, um verdadeiro canhão laser permitirá que as rochas sejam fundidas sem que o robô necessite se aproximar muito - o laser será capaz de vaporizar rochas a uma distância de até 9 metros, produzindo um plasma que será analisado por vários espectrógrafos, obtendo um registro detalhado da química das rochas. Isso permitirá a identificação de minerais e moléculas orgânicas sem que o robô precise andar demasiadamente.

Um outro instrumento vai literalmente "cheirar" a atmosfera de Marte. O aparelho SAM (Sample Analysis at Mars) está sendo considerado ainda mais promissor depois da identificação de metano em Marte.

O instrumento deverá analisar os ventos e a atmosfera do planeta, ajudando a identificar compostos químicos e, com base na concentração desses compostos no ar, que pode ser o metano ou não, determinar locais para análises mais detalhadas. Isto é crucial, uma vez que o metano pode ser liberado por micróbios ou pela reação de água em estado líquido com rochas sob a superfície.

A Curiosidade do novo robô espacial da NASA

Um estágio de aterrissagem, chamado Sky Crane (guindaste celeste) permitirá que o Curiosidade desça suavemente sobre o solo, já pronto para começar a trabalhar. [Imagem: NASA]

importado por splitz

domingo, 24 de outubro de 2010

Torneio Estadual de Robótica reúne jovens em Santa Rita do Sapucaí

Neste final de semana, dias 23 e 24, estudantes de vários municípios mineiros estarão reunidos em Santa Rita do Sapucaí para um dos principais torneios de robótica do mundo, a First Lego League. É a primeira vez que uma etapa da competição será realizada em Minas Gerais.

O torneio foi criado pela fundação norte-americana First com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e fazer com que elas sintam-se motivadas a seguir por este caminho no futuro profissional. Em 2003, a Lego entrou como parceira da competição, que hoje é toda voltada para a base educacional da empresa.

imagem_first_lego_2_450

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia de Santa Rita do Sapucaí, Pedro Sérgio Monti, as negociações para trazer o torneio a Santa Rita do Sapucaí começaram no ano passado, quando os organizadores do evento procuraram a prefeitura para promover o campeonato em uma iniciativa conjunta. "O município que reúne tanto desenvolvimento tecnológico como Santa Rita do Sapucaí ter sido escolhido para sediar um grande campeonato de robótica como o First Lego League é motivo de orgulho para todos".

O torneio deste ano tem como tema "Transportes - Smart Move" e além dos desafios de robótica, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os problemas relacionados aos transportes e propor uma solução. As equipes inscritas receberam os kits da Lego para montagem e programação do robô e participaram de uma capacitação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) durante quatro finais de semanas. O treinamento é um programa extracurricular da Lego Educacional e foi ministrado pelos alunos do Inatel, que também foram capacitados para serem monitores. O estudante do quinto período de Engenharia Elétrica, Lineu de Lima Reis, afirma que foi um desafio orientar os adolescentes. "Procurei mostrar aos jovens participantes tudo o que a engenharia pode proporcionar porque muitos podem se tornar profissionais desta área a partir do contato que tiveram com este tecnologia durante a preparação do torneio".

imagem_treinamento_fll_450

Todos os inscritos ganham medalha de participação e 20% das equipes da etapa estadual vão para a final nacional da First Lego League, que será em dezembro, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os melhores classificados no torneio nacional irão para o mundial em Atlanta, nos Estados Unidos, e também para os abertos da Europa e Ásia. A aluna do projeto Cas@Viva, Rafaela Neves de Paula, integra uma das equipes que vão participar do torneio. "Aprendi muito durante os treinamentos e estou desenvolvendo a criatividade. Agora a expectativa é grande pelo início da competição".

 

importado por splitz

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Inscrições para curso de redação de artigo científico

 

Estão abertas até o dia 12 de novembro as inscrições para o Curso de Redação de Artigo Científico do IF Fluminense. Confira aqui as informações.

 

Professores e alunos do Mestrado em Engenharia Ambiental, orientadores do PIBIC e PIBITI, e professores e alunos dos cursos de Pós-Graduação do IF Fluminense já podem se inscrever para o Curso de Redação de Artigo Científico, até o dia 12 de novembro, nas coordenações de pesquisa dos campi, pelo e-mail essentia@iff.edu.br ou na Essentia Editora, que fica no campus Centro, sala 28.

 

O curso será ministrado pela Professora Dra. Claudia de Souza Teixeira e acontece no dia 19 de novembro, das 14h às 18h, no Auditório Reginaldo Rangel, do campus Centro. O objetivo do curso, segundo o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IF Fluminense, Romeu Neto, “é apresentar de forma teórica e prática ferramentas para a produção e publicação dos resultados das pesquisas com mais facilidade”.

importado por splitz

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Balão caseiro capta imagens do espaço e volta intacto

Numa experiência totalmente "caseira", um grupo de americanos resolveu lançar uma câmera HD para o espaço, presa a um balão metereológico. A ideia era mandá-lo para a estratosfera e registrar toda aquela escuridão acima da Terra. O experimento, batizado de "Brooklyn Space Program" foi feito em ambiente "família" - os filhos dos "cientistas" participam ativamente.

Junto com o balão e a câmera eles mandaram um iPhone, que enviaria as coordenadas de sua localização por GPS - para que a câmera pudesse ser resgatada, claro.

O pessoal do Brooklyn Space Program sabia que, em pouco tempo, o balão perderia sustentação pela pressão atmosférica, se esvaziaria e cairia. Daí a ideia de atachá-lo a um mini paraquedas. A "viagem até o espaço" durou pouco menos de duas horas e o balão enfrentou ventos de 160km/h e temperatura de 60 graus negativos.

Surpreendentemente, o balão caiu a apenas 45 quilômetros ao norte do local de onde foi lançado - havia o temor de que caísse bem mais longe. O vento foi determinante para isso.

As legendas do vídeo estão em inglês, mas mesmo quem não está familiarizado com idioma de Shakespeare pode se deliciar com essa experiência sensacional.

A bateria da câmera quase chegou até o fim - ela acabou apenas dois minutos antes do pouso. Mas graças às coordenadas de GPS enviadas pelo iPhone, o balão pôde ser encontrado no topo de uma árvore, praticamente intacto.

Para mais informações, acesse o site do Brooklyn Space Program.

veja o vídeo

http://vimeo.com/15091562

Homemade Spacecraft from Luke Geissbuhler on Vimeo.

importado por splitz

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Empresas premiam inventores

Chamado de Batalha de Conceitos, que traz, soluções para problemas que ninguém tinha pensado antes.

importado por splitz

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Blog do Beethoven

howstuffworks 




Como serão os computadores do século 22
A evolução dos computadores acontece num ritmo bem rápido nos séculos 20 e 21. Mas como serão os próximos cem anos? Teremos computadores em toda parte?
Saiba mais>

Vampiros pop
Do gótico e selvagem Drácula ao charmoso e sofisticado Lestat de Lioncourt, os vampiros têm sido um fenômeno de popularidade. Conheça dez mortos-vivos sanguinários da literatura e do cinema.
Saiba mais>

Espécies próximas da extinção 
Algumas espécies animais já sucumbiram à perda do habitat, poluição, caça massiva, mudanças climáticas. Que espécies estão seriamente ameaçadas?
Saiba mais>

Como as redes 4G vão alterar os negócios
As redes 4G prometem aumentar a largura de banda e a taxa de transferência de dados para comunicações sem fio. Como isso afetará as empresas?
Saiba mais>

Histórias mitológicas que vale conhecer
Da origem das doenças às inúmeras aventuras amorosas de Zeus, conheça dez das melhores histórias contadas pelas mitologias da Antiguidade.
Saiba mais>

Maneiras bizarras de cuidar da pele
Conheça cinco tratamentos bem estranhos que já foram - ou ainda são - usados na tentativa de deixar a pele macia a hidratada.
Saiba mais>

Grandes atletas brasileiros
O Brasil tem campeões olímpicos e mundiais nas mais diversas modalidades. Conheça alguns dos melhores em futebol, basquete, vôlei, atletismo, automobilismo.
Saiba mais>

Como funcionam os percevejos
Existem 20 mil espécies de percevejos conhecidas no mundo, mas uma delas é famosa por se esconder em colchões, sofás e móveis e sugar o sangue dos seres humanos enquanto eles dormem.
Saiba mais>
importado por splitz