sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Banco-robô promete substituir até as pernas

Sensores percebem o movimento do corpo e a máquina segue para o lado certo. Invenção promete ser alternativa para motos, cadeiras de rodas e até carros.

http://g1.globo.com/bomdiabrasil/0,,MUL1316326-16020,00-BANCOROBO+PROMETE+SUBSTITUIR+ATE+AS+PERNAS.html

ROBERTO KOVALICK Tóquio

Os cientistas japoneses  surpreendem. Tem sempre uma engenhoca para quem tem uma preguiça danada.

A máquina tem uma aparência tão futurística que é difícil, à primeira vista, entender o que é e como funciona. Ela promete ser uma alternativa para motos e, em alguns casos, cadeiras de rodas e até carros.

O próprio presidente da empresa, a segunda maior montadora de automóveis do Japão, mostrou como funciona. Basta mover o corpo para o lado que queremos ir e o equipamento nos leva. O mais importante é que o usuário não cai, mesmo que nunca tenha andado de bicicleta ou moto.

A tecnologia é a mesma que dá equilíbrio a um dos mais modernos robôs que existe e que é capaz de andar como um ser humano. O nome do aparelho é U3X e pode ser definido como um banquinho-robô. Sensores internos percebem o movimento do nosso corpo e a máquina se ajusta automaticamente seguindo para o lado certo.

Para entender como funciona, basta um rápido cursinho. No começo, é difícil acreditar que a gente não vai levar um tombo, mas, depois de alguns segundos, é fácil controlar totalmente o banquinho.

Uma das grandes vantagens é que a gente comanda o equipamento sem precisar usar as mãos. Isso é muito bom, por exemplo, para fazer compras. A gente pode ir a um supermercado ou shopping center, passar pelas lojas e prateleiras, pegar as compras e ir em frente carregando as sacolas.

O idealizador do projeto disse que ainda vai demorar um pouco para o aparelho entrar no mercado. Um dos motivos é que não existem leis para regular o uso desse tipo de equipamento. A máquina é elétrica e, portanto, não polui como um carro ou uma moto.

No futuro, será uma maneira ecológica de dispensar as pernas.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário