terça-feira, 28 de julho de 2009

Saiba como montar um guarda-roupa básico para fazer bonito no trabalho

Na hora de escolher roupas para o trabalhar, muitos homens ainda têm dúvidas naquilo que devem ou não usar. Nos ambientes formais, as possibilidades de roupas são menores, o que pressupõe uma quantidade menor de erros, mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados, pois, como costuma dizer a consultora de moda Gloria Kalil, "um homem pode estar muito bem vestido de maneira casual e péssimo de terno e gravata".

Nos ambientes de trabalhos que não obrigam o uso de gravata, a liberdade de escolhas é maior --e com a maior possibilidade de escolhas, aumentam as dúvidas. A roupa casual usada no escritório não é a mesma que se usa nos finais de semana. Ou seja, é preciso ter alguns critérios, como não usar, por exemplo, a camiseta do seu time do coração.

Hora H elaborou uma lista para ajudar a montar um guarda-roupa básico para o trabalho em ambientes formais e outra para ambientes mais casuais. São noções fundamentais para guiar as suas escolhas. O mais importante, é que no final você consiga dar um toque pessoal que o diferencie dos demais e, ainda assim, mantenha a discrição e elegância no seu dia-a-dia.

Ambientes formais: terno é seu uniforme

 

Alexandre Schneider/UOL

Modelo de terno de Ricardo Almeida para o inverno

SUGESTÕES DE COMPRAS PARA O GUARDA-ROUPA MASCULINO AJUDE A ESCOLHER O TEMA DA COLUNA DO DIA 07/08

Basicamente, se seu trabalho exige o uso de gravata, por incrível que pareça, sua vida é bem mais fácil --pelo menos em termos de vestuário. Como o uniforme já está determinado, as escolhas não são muitas e dizem respeito mais à cor e padronagem dos costumes e à combinação entre camisas e gravatas.

A lista básica, neste caso, pode ser resumida da seguinte forma:

3 costumes
"Costume" é o nome dado ao conjunto de paletó e calça social combinados (só se chama "terno" quando a composição inclui um colete). Um deve ser no clássico azul marinho; um em cinza médio; outro marrom ou num tom escuro com risca-de-giz. A vantagem dessas cores é que ficam bem tanto de dia quanto de noite, e servem também para ocasiões mais formais como casamentos e festas.

5 camisas de manga comprida
O ideal é que sejam duas brancas, uma azul ou algum outro tom claro (rosa, por exemplo), uma listrada e uma de xadrez miúdo. Prefira camisas 100% algodão, pois esse material oferece mais conforto térmico no clima brasileiro, geralmente quente. Evite as de tecido sintético.

5 gravatas
Elas fazem a diferença no visual. Tenha pelo menos duas listradas tradicionais, chamadas "regimentais"; uma com desenhos pequenos, de jacquard, e outras lisas. A largura preferida hoje é de 7 cm a 8,5 cm, ou seja, nem tão finas (que podem parecer excessivamente "joviais") e nem muito largas (que "envelhecem" o visual).

1 par de sapatos preto, 1 par de sapatos marrom
Dê preferência aos clássicos de amarrar que nunca saem de moda, como o modelo oxford (em que as abas do cadarço encostam na frente, presas embaixo) ou o derby (com as abas soltas). Sapatos não precisam ser tinindo de novos. Quanto mais usados forem, mais elegantes podem ser, desde que bem engraxados e conservados.

3 pares de meias pretas e 3 marrons
As meias sempre combinam com os sapatos. Sempre.

1 cinto de couro preto e 1 marrom
Como as meias, os cintos combinam com os sapatos sempre.

1 pasta de couro ou 1 bolsa de tipo carteiro.
Evite usar mochilas com roupas formais.

1 malha de lã gola "v"
Prefira cores neutras, como cinza, azul marinho ou bege.

7 cuecas (no mínimo)
Samba-canção ou slip, certa no corpo ou folgada, o modelo preferido de cueca é uma questão de hábito e conforto. Escolha a que lhe dá mais segurança e deixa à vontade, mas procure evitar modelos justos demais, por uma questão de saúde.

Relógio
Numa produção formal, evite usar relógios do tipo cronógrafo, com mostradores espalhafatosos. Prefira os modelos simples com pulseira de couro ou metal.

Ambientes casuais: a discrição é a palavra chave

 

Alexandre Schneider/UOL

Modelo de Ivan Aguilar para o inverno

SUGESTÕES DE COMPRAS PARA O GUARDA-ROUPA MASCULINOAJUDE A ESCOLHER O TEMA DA COLUNA DO DIA 07/08

Alguns ambientes de trabalho são tradicionalmente mais casuais e não obrigam o uso de costume. E mesmo muitos dos que obrigam hoje em dia adotaram o "casual friday" ("sexta-feira casual"), dia em que a roupa dos funcionários é "liberada".

Ainda assim, é importante lembrar sempre que roupa casual usada no escritório não é a mesma que você usa nos finais de semana ou no seu tempo livre, fora da empresa. Ou seja, é preciso lembrar que você está no trabalho e não jogado no sofá de casa.

A primeira regra é sempre checar sua agenda para ver se não tem um compromisso mais formal naquele dia. Sua empresa pode até ter abolido o terno e a gravata, mas outras não. Então, siga o ditado, "em Roma, faça como os romanos". Se você tem uma reunião importante, ou se vai receber ou ser recebido por pessoas em trajes formais, é sempre bom estar usando uma roupa adequada para isso.

A palavra chave em termos de vestuário é discrição. Combinações clássicas em azul marinho, cinza, cáqui e branco, geralmente não têm erro. Vale a pena verificar se seu ambiente permite jeans e camisa pólo, peças informais que devem ser usadas com cautela, observando-se sempre o grau de despojamento que a ocasião permite.

Durante a semana, vale repetir certas roupas como calças, jaquetas e blazers. O importante é saber fazer combinações diferentes com essas peças. Por exemplo, se você usar uma calça azul marinho com camisa branca na segunda, pode repetir sem problemas na quinta-feira com outra camisa de padrão xadrez, por exemplo.

Pense nas suas roupas de forma prática. Para uma semana de trabalho, no mínimo você deve ter:

3 calças
Calças de alfaiataria, em sarja, gabardine ou lã tropical, são ideais para o clima brasileiro, em cores como azul marinho, cáqui e cinza.

1 calça jeans
Prefira no ambiente de trabalho cortes tradicionais, retos, como o "five pockets", e evite modelagens ousadas e muito justas. Use os jeans sempre na altura da cintura (nada de puxar a calça para baixo e deixar uma faixa de cueca aparecendo). Prefira os tons mais escuros e evite a todo custo lavagens "criativas", como os famosos "bigodes de gato", e os rasgos.

5 camisas
Elas podem ser de algodão, de manga comprida para o inverno e manga curta para o verão. Branco e azul claro são cores práticas e fáceis de combinar. Listras e xadrez são bem vindos.

2 jaquetas
Uma de couro, para o inverno, uma de gabardine para o verão, em tons de de marrom e cáqui.

1 costume
Se pretende ter apenas um, aposte no clássico azul-marinho. Lembre-se que o paletó azul marinho pode ser usado como blazer com calças em outros tons, como cáqui, bege, cinza e mesmo com calça jeans.

1 par de sapatos preto, 1 par marrom
Nos ambientes casuais, pode investir em modelos de sapato mocassim (sem amarras). Use tênis somente em situações que não exijam nenhum grau de formalidade.

6 meias
Pretas e marrons, vale aqui a mesma regra utilizada para a roupa formal: combine as meias sempre com os sapatos.

3 camisas tipo pólo
Tenha duas mais sóbrias (branco, azul, cinza, ou com listras) e uma mais alegre (rosa, verde água ou outra cor clara).

2 gravatas
Se for ter só essas, invista nas listradas (regimentais), que são clássicas, principalmente se for em tons de azul.

3 cintos
Tenha um cinto de couro preto, um de couro marrom e um de lona, que pode ser cáqui ou verde militar. Eles ajudam a variar a produção.

1 bolsa de tipo carteiro
Mochilas podem ser usadas neste tipo de ambiente, embora bolsas custumem ser mais elegantes. Evite as pochetes presas como cinto. Muito embora elas tenham aparecido aos montes nos desfiles, elas não são muito elegantes.

7 cuecas (no mínimo)
Vale o que já foi dito anteriormente. Cuecas podem ser samba-canção ou slip, certas no corpo ou folgadas, o modelo preferido é uma questão de hábito e conforto. Escolha a que lhe dá mais segurança e deixa à vontade, mas procure evitar modelos justos demais, por uma questão de saúde.

1 malha de lã gola "v"
Prefira de cor neutra, como cinza, azul marinho, bege. Os cardigans (malhas de abotoar) são práticos, elegantes e estão na moda.

Relógio
Para ambientes menos formais, cronógrafos e modelos mais esportivos estão liberados, desde que com o alarme desligado.

*****

Hora H agradece a participação de todos os que votaram na enquete passada, que ajudou a escolher o tema deste texto. A próxima coluna trará dicas de como presentear no Dia dos Pais. E você pode ajudar a escolher o tema da coluna seguinte (de 07/08). Participe da enquete Hora H. As votações estão abertas até o dia 31 de julho.

Ricardo Oliveros é arquiteto e mestre em arquitetura pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP. Na Hora H, desistiu da prancheta. Há 15 anos trabalha como jornalista e é consultor de moda.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário