terça-feira, 2 de junho de 2009

III Semana de Automação e Eletroeletrônica terá III Maratona de Robótica e demonstração de Rádio ao vivo e Web TV

 

com Assessoria

Maratona de robótica com a competição denominada “Luta de Sumo”, a demonstração de funcionamento de uma rádio FM ao vivo e o funcionamento de um sistema Web TV são algumas das atividades programadas na III Semana de Automação e Eletroeletrônica (III SAEE) que será realizada pelo Departamento da Área de Eletro-Eletrônica (DAE-E), do Campus Cuiabá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) no período de 01 a 05 de junho de 2009.

A III SAEE terá 10 palestras com professores renomados, representantes de empresas de grande destaque em Eletro-Eletrônica e 14 mini-cursos ministrados por professores do IFMT. No dia 01 de junho, a palestra de abertura do evento será sobre a “Tecnologia no Brasil” com um representante do MEC. Outras palestras de destaque são: TV Digital (TV Centro América), Aplicação de Redes Wireless em Ambiente Industrial (Petrobrás), Automação Industrial abordando o conceito TIA -Totality Integrate Automation (Siemens), Fibra Óptica em Telecomunicações (Campus Cuiabá - IFMT) e Construção de Cluster (Campus Cuiabá - IFMT).

As inscrições são gratuitas, podem ser feitas pelo site www.saeifmtcuiaba.com.br ou pelos telefones: (65) 3314-3570/ 3314-3566. Exceto para os mini-cursos, que deverá pagar R$20,00. Caso haja interesse de fazer mais de um o valor será de R$10,00 cada. Os mini-cursos têm vagas limitadas, o participante receberá um certificado e uma camiseta do III SAEE.

III Maratona de Robótica
Um dos destaques da III Semana de Automação e Eletroeletrônica (III SAEE) é a competição de robótica, que trata-se da definição de uma maratona de robótica didática pedagógica para a concepção de Sistemas Mecatrônicos. A maratona deste ano será diferente do que ocorreu nos dois anos anteriores, no qual os robôs tinham que seguir uma trilha, agora o desafio será criar um projeto de um robô “sumô” que irá lutar com outro numa arena.

Os alunos provenientes da disciplina de Robótica do curso Tecnólogo de Automação Industrial do Campus Cuiabá do IFMT, alunos da comunidade acadêmica interna do Campus Cuiabá do IFMT e provenientes de outras instituições de ensino estarão agrupados em equipes com o intuito de demonstrarem seus conhecimentos em informática, automação e eletrônica. Cada equipe receberá a mesma situação-problema e para tal cada uma delas terá a liberdade de desenvolver a sua própria solução através do uso da criatividade e da estratégia técnica. Os projetos serão confrontados publicamente através desta maratona.

A III Maratona será dividida em duas categorias, robôs com 1 kg e 2 kg. “O robô que for mais forte e tiver o melhor projeto de “músculo” que é a parte mecânica e eletrônica, e no momento que enfrentar o outro, jogá-lo fora da arena será o vencedor. A disputa será de três rounds com um minuto cada, quem vencer dois rounds irá enfrentar outro competidor. Os participantes têm o desafio de transferir a potência de um lutador de sumo para o robô”, destacou o coordenador e orientador técnico/tecnológico da III Maratona, o professor doutor em Engenharia Elétrica, Ronan M. Martins.

Rádio ao vivo e Web TV
Outra atividade especial na III SAE é a demonstração de uma Rádio FM ao Vivo desenvolvida pelos alunos do curso técnico em Telecomunicações sob orientação do professor Luis Carlos. Na primeira noite do evento, haverá uma demonstração da rádio ao vivo, com participação do público.

O público presente poderá pedir música, narrar os acontecimentos do evento, e, construir, assim, a programação ao vivo da rádio. Durante todo o evento haverá flash de notícias, locução de atividades, e transmissão das palestras ao vivo. As especificações da rádio estão em conformidades com as leis vigentes de radiodifusão.

Os participantes também poderão acompanhar o funcionamento de um sistema de WEB TV que vem sendo desenvolvido por alunos da Informática que terá o intuito de filmar o evento e apresentá-lo em tempo real na Internet. Pesquisadores, professores, engenheiros de países como Japão, Espanha, Estados Unidos, estarão conectados ao público do evento na segunda noite (02.06) opinando sobre eletroeletrônica, contribuindo com suas pesquisas e efetivando as inovações tecnológicas.

A III Semana de Automação e Eletroeletrônica também conta uma publicação científica, a Revista do Departamento de Eletro-Eletrônica formada por artigos dos professores e alunos da IFMT e demais instituições de ensino tecnológico de Mato Grosso. A expectativa do evento é que tenha 1,2 mil visitantes diariamente, 350 participantes nos mini-cursos, 30 empresas expositoras e 40 projetos expostos.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário