sexta-feira, 3 de abril de 2009

Tráfego na Suécia cai em um terço após lei antipirataria mais rígida

Por Redação do IDG Now!

São Paulo – Lei que permite que detentores do copyright peçam dados pessoais a usuários de P2P a provedores derruba em 33% tráfego local, diz Netnod.

O tráfego online na Suécia caiu 33% no dia em que uma nova regulamentação antipirataria entrou em vigor no país, reporta a BBC.

A quantia de dados trocados por internautas suecos caiu de uma média de 120 Gbps para 80 Gbps nesta quarta-feira (01/04), primeiro dia de validade da lei, segundo a consultoria local Netnod.

O gráfico semanal da Netnod mostra a vertiginosa queda: enquanto os últimos dias de março registram picos de quase 200 Gbps, os dois primeiros de abril não passam dos 120 Gbps em seus ápices.

A nova regulamentação, baseada na Intellectual Property Rights Enforcement Directive (IPRED) elaborado pela União Europeia, permite que detentores de direitos autorais forcem provedores a revelar detalhes daqueles que usem tecnologias de compartilhamento.

Além de ser o país onde o buscador The Pirate Bay foi formado, a Suécia tem 8% da sua população usando tecnologia P2P para compartilhamento de arquivos, segundo o site federal Statistics Sweden.

Ainda que seus criadores sejam alvo de quatro processos por incentivar milhões de usuários a quebrar direitos autorais, o The Pirate Bay vem testado uma ferramenta que aumentará a privacidade online para downloads.

Chamado de IPREDator em referência à polêmica lei, o serviço promete ser mais eficiente que redes particulares virtuais (da sigla em inglês, VPN) para tornar usuários de P2P totalmente anônimos.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário