terça-feira, 14 de abril de 2009

Robótica rende viagem aos EUA

 
 
Cerca de 2 mil equipes participam a partir da semana que vem do First Robotics Competition (FRC), a maior competição de robótica do mundo, que acontece em Atlanta, nos Estados Unidos. Representantes de Santa Cruz do Sul, o aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Josimar Haag e o professor Adriano Bombardieri embarcam hoje. Ambos integram uma delegação de Gravataí.

“Vamos saber o que há de mais avançado no mundo na área de robótica, e queremos trazer essa tecnologia para o Brasil, especialmente para os alunos que estudam no Senai/RS”, destaca o diretor local do Senai, Wanderlei Zamberlam. Segundo ele, as disputas serão realizadas no Estádio Georgia Dome, o mesmo que sediou as Olimpíadas em 1996. Dentre os melhores competidores estarão americanos, japoneses, europeus e iraquianos. “É uma oportunidade única, um sonho”, ressalta Haag, que estuda no curso de Técnico em Mecatrônica. Instrutor de nível técnico no curso de Reparador de Equipamentos Eletrônicos, Bombardieri diz que um robô confeccionado para esse tipo de competição custa, em média, R$ 60 mil.

Além de contatos frequentes, os integrantes do Vale do Rio Pardo foram a Gravataí para conversar com os outros seis colegas da equipe, que leva o nome de Heitortec Trail Blazers. O professor explica que os robôs são programados para desempenhar diferentes tarefas, como coletar o maior número de bolas no menor tempo possível. “A criatividade depende de cada um”, observa Bombardieri. Mais de 135 países participam da competição entre os dias 16 e 18 deste mês. Haag também faz estágio na Gazeta do Sul no setor de manutenção do parque gráfico.

First é uma sigla que significa “Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia”. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para jovens. Foi fundada em 1989 pelo cientista e inventor Dean Kamen, sendo dirigida e operada por voluntários, como líderes comunitários, funcionários de empresas patrocinadoras, professores, parentes, estudantes universitários e ex-alunos da First.



O First Robotics Competition (FRC) é composto por jogos de partidas curtas disputadas por robôs remotamente controlados. Os robôs são desenvolvidos e construídos em seis semanas (partindo de uma configuração básica de peças) por equipes de 10 a 20 jovens com idade para serem alunos do colegial, além de engenheiros e mentores. Os estudantes pilotam os robôs na arena. A cada ano escolar novas equipes são formadas e novos alunos e voluntários se integram à equipe já existente. Os eventos regionais da First são comumente sediados em arenas universitárias em vários países. Envolvem dezenas de equipes, animadas por milhares de fãs durante três dias. Um campeonato mundial fecha a temporada. Árbitros observam a competição e juízes concedem prêmios para design, tecnologia, esportividade e comprometimento para com o First. O prêmio Chairman’s é a mais alta honra da competição.

Com informações do Jornal

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário