Guilherme Pavarin, de INFO Online
Divulgação/ Boston Dynamics |
![]() |
SÃO PAULO - Enquanto carrega as malas de seu dono, ele escala montanhas, corre entre pedras rochosas e se equilibra em uma pista cheia de gelo. Nunca cair, eis o lema do robô-quadrúpede BigDog, um protótipo, a princípio, feito para auxiliar militares.
Mas, por não ser um projeto tão secreto assim, ele vem conquistando o grande público por meio de seus vídeos promocionais na internet. Desenvolvido pela Boston Dynamics, o ‘animalóide’ possui patas articuladas capazes de se equilibrar nas condições mais adversas, inclusive, quando recebe choques laterais.
Apesar do nome, o BigDog tem dimensões parecidas com a de uma mula (1 metro de comprimento, 0,7 metro de altura e 75 quilos) e funciona por um motor a gasolina com atuação hidráulica.
O que o torna especial é o computador a bordo que controla sua locomoção com uma variedade de sensores nas pernas, incluindo um giroscópio a laser, capaz de regular temperatura, rotações por minuto, bateria e pressão, entre outras funções.
O robô pode carregar 154 quilos nas costas a uma velocidade de 4 quilômetros por hora, além de conseguir subir rampas de até 35 graus.
Ele é um conceito da DARPA (Defense Advanced Research Project Agency - Agência de Pesquisas em Projetos Avançados de Defesa), mantida por militares e pesquisadores estadunidenses. Até agora, os desenvolvedores ainda não esclareceram se a peça poderá chegar ao mercado americano.
Confira o vídeo demonstrativo do exótico bicho:
Nenhum comentário:
Postar um comentário