quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pacotão de segurança: dá pra pegar vírus ao entrar no Orkut?

Colunista tira dúvidas sobre segurança no computador.
Você pode participar enviando suas perguntas.

Altieres Rohr* Especial para o G1

Mais uma quarta-feira, mais um pacotão trazendo respostas às dúvidas deixadas pelos leitores da coluna Segurança para o PC. Aviso do antivírus é o mesmo que infecção? Você pode ser infectado ao logar no Orkut? Existe um vírus que danifica a fonte de alimentação? É seguro instalar as atualizações do Windows? É normal ser reinfectado pelo Conficker em um computador que está em rede? Confira as respostas para essas perguntas abaixo.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e deixe-a na seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>>> Sinal de antivírus é o mesmo que infecção?
Quando o antivírus dá sinal de vírus significa que a praga já entrou no sistema ou ainda “quer entrar”?

Rose

Depende, Rose. Pode ser tanto um caso como o outro, ou ainda, não significar nada. Por exemplo, se você insere um pen drive infectado, o antivírus pode conseguir bloquear o vírus antes de ele executar, impedindo a infecção. Se o antivírus for um pouco mais lento, detectará o arquivo apenas após a infecção.

Em outra situação, pode acontecer de um site malicioso tentar infectar seu computador. Mas, como você já tem as atualizações instaladas para se proteger, ele não conseguirá fazer isso. No entanto, o antivírus ainda irá gerar um alerta, identificando um arquivo que, para o seu sistema, é inofensivo.

Uma pista que pode ser útil é verificar o local onde se encontra o arquivo detectado. Por exemplo, se você acabou de inserir um pen drive e o antivírus detectar um arquivo na unidade associada com ele, é bem provável que seja um vírus tentando infectar o computador. Porém, se o arquivo já for detectado no seu disco rígido, é mais provável que a infecção já tenha ocorrido.

No caso de sites na internet, os vírus que “entram” normalmente passam primeiro pela pasta de arquivos temporários, e a identificação de um vírus nessa pasta logo após a visita a um site pode significar uma infecção bloqueada.

Outro exemplo é se o antivírus detectar um problema em um arquivo que você ainda não abriu, mas estava prestes a fazê-lo. É sinal de que o vírus está naquele arquivo e ainda não “infectou” o sistema, mas é bem provável que ele seria capaz de fazer isso.

>>>> Vírus que queima fonte de alimentação
Já ouvi falar que vírus podem até queimar fontes e placas do computador. Isso é verdade?

Jefferson

Não se tem conhecimento de pragas digitais que possam causar danos físicos a fontes de alimentação. (Foto: Divulgação)

Não existe um vírus que faça isso, Jefferson. Quando for possível, provavelmente será devido a algum problema na própria placa ou na fonte. Até hoje, no entanto, não se tem notícia de qualquer vírus que consiga essa façanha.

>>>> Vírus no Orkut e outros websites
Ao fazer login no orkut corro o risco do meu computador ser infectado por vírus?

Anne

Sites como o Orkut, que recebem uma grande variedade de conteúdos dos seus usuários, possuem como desafio filtrar tudo o que é recebido para garantir que nenhum código malicioso seja executado pelo seu navegador.

No entanto, códigos nas páginas de internet, como o Orkut, só são capazes de fazer coisas “maliciosas” dentro do próprio site. Ou seja, o máximo que uma falha no Orkut permite é que alguém consiga alterar seu perfil, espalhar alguma mensagem que envie o referido código adiante, entre outras. O Orkut já sofreu vários ataques desse gênero, assim como outras redes sociais.

Especificamente o que você perguntou, Anne, não depende apenas do Orkut, mas do seu navegador. Para que um vírus seja instalado no seu computador, além de o site ter um problema, também é preciso que o programa que você usa para navegar na rede (Internet Explorer, Firefox, Opera, Safari, Chrome, etc) contenha alguma vulnerabilidade.

Em outras palavras, o Orkut (e qualquer outro site, vale ressaltar) pode ter falhas que permitem que o seu navegador seja explorado, para daí um vírus infectar seu computador.

Para se prevenir disso, a dica é a mesma que já foi mencionada várias vezes aqui na coluna: mantenha o navegador web e todos os plugins (Flash, reprodutor de conteúdo multimídia, leitor de PDF, entre outros) sempre atualizados. Isso garante que você esteja protegida contra todas as falhas conhecidas, minimizando muito as chances de ser atacada.

Em uma situação normal e ideal – a maioria do tempo – nem o site, nem o seu navegador devem apresentar uma vulnerabilidade grave que permita isso acontecer.

>>>>Atualizações prontas para instalar
Minhas atualizações estão sempre prontas, mas eu não instalo porque tenho medo de clicar. O que fazer?

Maria das Graças 

Além de aceitar as atualizações automáticas, o Microsoft Update e o Windows Update pode ser usados. Eles estão acessíveis pela opção Windows Update do menu Iniciar do Windows XP. (Foto: Reprodução)

Simplesmente clique e permita a instalação. Às vezes, algumas atualizações necessitam que você aceite algum acordo de licença específico, por ter comportamento diferenciado. Normalmente, a confirmação não será necessária novamente. Em outro pacotão, a coluna recomendou uma configuração totalmente automática das atualizações e explicou essa questão.

Acaba aqui o pacotão desta semana. Se você tem uma dúvida ou sugestão de pauta, deixe-a nos comentários. A coluna volta já na sexta-feira (17) com as principais notícias de segurança da informação que circularam na semana. Até lá!

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário