segunda-feira, 16 de março de 2009

Visita a EMBRAER

 

Em entrevista realizada na última sexta-feira com a aluna de Engenharia de Automação do IFF Campos Helga Giovanna, Presidente da ISA Seção Estudantil Campos dos Goytacazes, ela nos fez um balanço do último ano, bem como revelou em primeira mão aquela que é considerada a visita mais esperada de todos os tempos...

 

Helga, qual é o balanço que você faz do ano de 2008 e as projeções para 2009 ?

 

 

Bem, mais do que falar de 2008, eu gostaria de falar desde o início do nosso curso no ex-CEFET Campos, que agora chamamos de IFF. Somos a turma pioneira, a primeira turma do curso de Engenharia de Automação. E como primeira turma, são muitas expectativas, pois tudo é novo, a estrutura do curso é nova, é a primeira turma literalmente que passa por tudo. Começamos em Agosto de 2005 e de lá pra cá foram muitas experiências. Organizamos voluntariamente uma visita a Universidade PETROBRAS na cidade do Rio de Janeiro logo no início de 2006. Conseguimos um contato lá e marcamos a visita. Estávamos ainda no segundo período, mas já tínhamos a visão de que esse tipo de ação seria fundamental para nossa graduação. A visita foi excelente ! Fizemos até camisas para mostrarmos o grupo bem organizado... Lembro-me quando o Coordenador do nosso curso, Professor Eugênio me chamou e pediu que organizássemos um sistema de intercâmbio com outras instituições de ensino, pesquisa e industrias A intenção dele era de oficializar mais ações como aquela primeira que ele percebera que foi muito boa. Fizemos mais de 40 visitas e intercâmbios, organizamos a Primeira Semana da Engenharia, fundamos a Seção ISA Campos, lançamos esse site que já possui quase 10 mil acessos. Enfim, já temos muita história pra contar !

 

Você pode destacar alguma ?

 

Destaco a visita que faremos a EMBRAER no próximo mês de Agosto. Sabe, esse tipo de trabalho, o de bastidor, praticamente não é visto. Mas conseguir e organizar uma visita como essas demanda muito tempo. Inúmeros contatos e ligações. Mas quando o resultado vem, é o máximo ! A EMBRAER é considerada a terceira maior empresa aeroespacial do mundo. A automação aplicada nos produtos deles é a mais avançada, bem como os projetos são de última geração. Consegui agendar inclusive uma visita a linha de montagem dos maiores aviões que eles produzem.

 

Qual será o critério de escolha para os alunos que visitarão a EMBRAER ?

 

Os critérios serão divulgado após reunião com o Coordenador do nosso curso Maurício Ferrarez. Publicaremos aqui no site também, para que o processo seja transparente e democrático.

 

Você quer deixar mais algum recado para seus colegas ?

A mensagem que eu deixo é que participem dos eventos que são organizados por nós ! Trabalhamos muito por vocês. E a recompensa que temos, que nos motiva a continuar, é a participação de todos vocês. Em breve, divulgarei mais novidades. Só posso adinatar é que temos um pré-agendamento para visitarmos a fábrica da Volkswagen em São Paulo e o Terminal da PETROBRAS de Cabiúnas. Aguardem... Ah, abaixo, boas recordações !

 

 

 

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário