segunda-feira, 30 de março de 2009

Vírus que infectou milhões de PCs pode atacar em 1º de abril

Conficker deve obedecer aos comandos de criadores no dia da mentira.

Especialistas não acreditam, no entanto, em consequências graves.

Do G1, com informações da AP

O código malicioso Conficker, que já infectou milhões de computadores em todo o mundo, está programado para ganhar força na quarta-feira, quando será comemorado o dia da mentira (1º de abril). Essa praga foi projetada para criar uma rede de computadores comprometidos que trabalham juntos, numa rede chamada de botnet.

De acordo com especialista, no dia da mentira o Conficker deve fazer com que as máquinas infectadas se conectem, via internet, com os criadores do código – quando isso acontecer, essas pessoas poderão dar comandos para que esses PCs disparem spam ou visitem simultaneamente um mesmo site, com o intuito de derrubá-lo.

Os especialistas que acompanham o vírus, no entanto, não acreditam que o ataque de 1º de abril terá consequências graves. “Não acho que haverá um cataclismo. Não faz sentido os responsáveis pelo Conficker causarem um grande problema de rede, porque se interromperem partes da internet eles não conseguirão ganhar dinheiro”, afirmou Richard Wang, gerente da divisão de pesquisa da empresa de segurança Sophos.

“Esperamos que algo aconteça, mas ainda não sabemos o quê”, afirmou Jose Nazario, gerente de pesquisas da Arbor Networks, que faz parte de uma aliança, a Conficker Cabal, em busca dos responsáveis pela praga. A Microsoft ofereceu uma recompensa de US$ 250 mil para encontrar essas mesmas pessoas.

Nazario continuou: “cada vez que eles se manifestam, existe a possibilidade de identificar quem são, onde estão e o que podemos fazer para impedi-los. O real desafio neste momento é fazer esse trabalho [de análise] funcionar em todo o mundo: não é um desafio técnico, mas sim logístico”. 

Vulnerabilidade

Segundo a coluna “Segurança para o PC”, do G1, o Conficker tira proveito de uma vulnerabilidade corrigida em outubro pela Microsoft. Administradores e usuários não estão instalando a atualização que corrige a brecha, permitindo que o vírus continue se espalhando. Um engenheiro do suporte da Microsoft chegou a dizer que as pessoas estariam “jogando roleta russa” com seus sistemas ao ignorar a falha.

Sem a atualização, um computador é infectado mesmo que não execute nenhum programa malicioso, pois a brecha pode ser explorada pela internet. Veja aqui como remover a praga, caso sua máquina tenha sido infectada.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário