domingo, 15 de março de 2009

Proposta de criação da World Wide Web completa 20 anos

Em março de 1989, Tim Berners-Lee propôs sistema de hiperlinks.
Surgimento ia acontecer 'mais cedo ou mais tarde', diz coautor de projeto.

Do G1, com agências internacionais

Projeto original da web era 'vago, mas                empolgante'. (Foto: Reprodução)

Projeto original da web era 'vago, mas empolgante'. (Foto: Reprodução)

Há exatos 20 anos, o pesquisador britânico Tim Berners-Lee tornou público o texto que, alguns meses mais tarde, seria responsável pelo surgimento da World Wide Web. Foi no dia 13 de março de 1989 que Berners-Lee, um dos criadores da web, entregou a seu supervisor um documento intitulado "Gerenciamento de informações: uma proposta" (leia na íntegra, em inglês).

O supervisor descreveu o texto como "vago, mas empolgante" e deu autorização para que Berners-Lee seguisse em frente com o projeto.

"Havia algo no ar, algo que ia acontecer mais cedo ou mais tarde", afirmou o ex-engenheiro de sistemas do CERN, Robert Cailliau, que fazia parte da equipe de Berners-Lee. Os dois participaram nesta sexta-feira (13) da comemoração da data no laboratório do CERN.

Berners-Lee e Cailliau criaram a linguagem global do hipertexto - o "http" dos endereços da web - e elaboraram o primeiro navegador de rede (web browser) em outubro de 1990, que era muito parecido com o que ainda usamos hoje em dia. 

                 Tim Berners-Lee durante passagem pelo Brasil em                     janeiro. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

Tim Berners-Lee durante passagem pelo Brasil em janeiro. (Foto: Juliana Carpanez/G1)

"Tudo que as pessoas fazem hoje, blogs e comunidades e essas coisas, era o que estávamos fazendo em 1990, não havia diferença. Foi assim que começamos", conta Cailliau.

A tecnologia da www foi disponibilizada para um uso mais amplo na internet a partir de 1991, depois que o CERN decidiu não prosseguir com seu desenvolvimento, tomando a decisão histórica, dois anos mais tarde, de não cobrar royalties por sua criação.

Cailliau ainda se mostra maravilhado com o desenvolvimento de um meio que permite que o conhecimento seja expandido livremente, pois nunca imaginou que os motores de busca ganhariam a importância que assumiram hoje em dia.

"Um motor de busca é muito centralizado. Já que a web é totalmente descentralizada, eu não poderia prever como as coisas aconteceriam", comenta.

Mas o desenvolvimento comercial da rede irrita, e muito, alguns de seus fundadores. "Há algumas coisas que eu não gosto, como a invasão da propaganda", explica Caillau, que prefere a idéia de um "micropagamento" direto ao fornecedores de informação.

"E ainda há o grande problema da identidade, é claro, a confiança entre a pessoa que consulta e a pessoa que proporciona a página, assim como a proteção das crianças a certos conteúdos", acrescenta.

Berners-Lee, agora pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e professor de ciência da computação na Southampton University, ainda lidera o World Wide Web Consortium que coordena o desenvolvimento da web.

Lynn St. Amour, chefe executiva da Internet Society, explica que a web (rede) ainda é erroneamente confundida com a internet. "A internet é uma vasta rede de redes, interconectadas de muitas formas físicas diferentes, e mesmo assim falando uma linguagem comum", afirma.

"A web é uma coisa - embora influente e muito conhecida - de muitas aplicações diferentes que ocorrem na internet". "A grande realização de Tim Berners-Lee foi reconhecer o poder e o potencial da internet", conclui a cientista. 

*Com informações da AFP

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário