quarta-feira, 11 de março de 2009

Prefeitura de Santos investe R$ 15 mi em infovia de fibra óptica

Uma das diferenças do projeto está no fato de que ele pode ser implementado de forma modular, permitindo que a licitação seja realizada em diversas partes

Fabiana Monte, editora-assistente do Computerworld

A construção de uma infovia com 300 km de fibra óptica. Este é o objetivo de um projeto, avaliado em R$ 15 milhões, que começa a ser implementado pela prefeitura de Santos, cidade no litoral do Estado de São Paulo com cerca de 410 mil habitantes.

Roberto Cruz, da coordenadoria de engenharia da prefeitura da cidade espera que a licitação aconteça ainda neste ano e que as obras tenham início em janeiro de 2010, com duração de aproximadamente seis meses.

Uma das vantagens do projeto, de acordo com Cruz, é que ele pode ser implementado de forma modular, permitindo que a licitação seja realizada em partes. A iniciativa dará suporte a serviços de governo eletrônico, como agendamento de exames, consulta online a prontuário de pacientes, estoque de almoxarifado e acompanhamento de histórico de alunos da rede municipal de ensino.

O primeiro passo para a infovia foi construir um anel de fibra óptica de 35 km que cobre a orla e a região central da cidade. Ele é o backbone principal do projeto e consumiu recursos da ordem de 1,5 milhão de reais e interliga entre 15 e 20 unidades da prefeitura.

Um segundo anel óptico, cuja extensão total será de 23 km, cobrirá as áreas de periferia e de morros da cidade. O outro backbone e começou a ser construído e atualmente está com 10 km de extensão.

Tanto o primeiro anel, que já está pronto, quanto o segundo, em construção, têm velocidade de 1 Gbps. Os equipamentos para gerenciar a rede são da 3Com.

O projeto da infovia prevê a interligação dos dois anéis, ampliando a velocidade para 10 Gbps. Além disso, serão construídos 22 anéis secundários e mais quatro links ponto-a-ponto com 1 Gbps. A intenção é cobrir 238 prédios em 260 unidades municipais que ainda faltam.

"Hoje, nas unidades cobertas por este anel, não temos mais despesas com telefonia para ligações entre elas, já que dados e imagem correm por esta rede", afirma Cruz, que estima uma economia mensal entre 15 mil reais e 20 mil reais com serviços de telefonia.

Com a infraestrutura atual, a prefeitura oferece alguns serviços de governo eletrônico, como monitoramento de ruas com câmeras que acompanham as condições de trânsito e incidentes, como pequenos assaltos.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário