terça-feira, 17 de março de 2009

Não deixe que descubram o que você faz quando usa a web

Andrew Brandt, da PC World / EUA

Softwares e complementos para browser tornam a vida dos xeretas mais difícil e mantêm a salvo sua privacidade.

Você pode até não ter nada a esconder, mas isso não significa que o histórico de seu navegador não possa comprometê-lo. Fora de contexto, uma lista de sites acessados é fácil de ser mal interpretada.

Experimente usar os recursos de navegação privada de seu browser – mas não fique dependente só deles. O Safari, diz a Apple, possui um recurso de navegação privada que permite surfar na web sem deixar rastros das páginas acessadas.

Complementos para Firefox oferecem aos usuários de Windows os mesmos benefícios: um aplicativo chamado Distrust permite que os usuários das versões 2.x e 3.x do browser gerenciem o histórico de navegação; alguns arquivos que o browser da Mozilla grava em disco não são apagados até que a sessão de navegação seja encerrada.

distrust

O Distrust, plug-in gratuito para Firefox, consegue esconder os rastros de sua navegação

O Firefox 3.1 (atualmente em beta) consegue ter recursos mais abrangentes de navegação privada. Dois add-ons – o Private Browsing e o Toggle Private Browsing – fornecem forte controle sobre configurações para ajudar os usuários a gerenciar os recursos.

Leia também:
> GhostSurf elimina de vez as suas pegadas na internet

Em testes recentes de uma empresa de segurança para ver qual navegador se saía melhor ao proteger contra tracking na visita de sites, Firefox, Chrome, IE 8 beta e Safari foram todos mal (com o Safari em último lugar).

Nenhum navegador consegue impedir completamente que sites intrusos monitororem sua visita. Para ter mais anonimato, experimente o Anonymizer, pago, ou o Tor, gratuito.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário