quinta-feira, 12 de março de 2009

Microsoft vai capacitar 2 milhões gratuitamente nos Estados Unidos

Por Redação do IDG Now!

Washington - Elevate America vai capacitar 2 milhões de norte-americanos na plataforma Windows em 3 anos. Brasil também tem projetos semelhantes.

A Microsoft lançou no domingo (22/02) o Elevate America, um projeto que vai beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas em vários Estados norte-americanos.

Começando por Washington, Florida e Nova Iorque, o projeto é uma parceria com governos locais e organizações sem fins lucrativos para preparar pessoas para um mercado que cada dia mais exige conhecimento em informática. Com a iniciativa, a empresa pretende garantir sua posição em um mercado futuro, pois a mão-de-obra estará preparada para lidar com os produtos da plataforma Windows.

Os objetivos do projeto seguem um modelo similar ao de um mapa de metrô, mostrando todas as estações, desde um básico Digitally Aware Individual (Indivíduo Digitalmente Incluído) até os mais avançados Enterprise Administrator (Administrador de Empresas) e Web/Windows Developer (Desenvolvedor de Web/Windows).

Capacitação no Brasil
Projetos desse tipo não são novidade para a Microsoft. Brasil. Guardadas as devidas proporções, a empresa já atua com inclusão digital e capacitação na América Latina desde 2003. Diversos projetos de inclusão digital levam telecentros para locais remotos ou para comunidades de baixa renda, com estrutura e currículos fornecido pela Microsoft em parceria com ONGs e Governos locais.

Os beneficiados são famílias de baixa renda, colaborando com a recolocação no mercado de trabalho; agricultores, pelos quais a tecnologia  é usada em pesquisa de preços, novos métodos de plantio clima etc., em busca de uma produção maior e melhor.

Outro projeto da Microsoft no Brasil é o Student to Business (S2B), que proporciona gratuitamente a estudantes do ensino médio, técnico e superior, cursos complementares de qualificação específica. As aulas, que acontecem nos 21 Centros de Inovação da Microsoft, pretendem facilitar a entrada de jovens já qualificados no mercado de trabalho.

O S2B é dividido em três fases. A primeira apresenta as características e separa os interessados nas áreas de infra-estrutura de TI e desenvolvimento de sistemas. Em seguida começam as fases com conteúdo técnico, que somam 40 horas em laboratório. Os alunos que passam para a terceira fase desenvolvem projetos e ao final do curso os aprovados recebem os certificados.

A área de Desenvolvimento de Sistemas capacita os alunos nas tecnologias .Net 2.0, C#, e metodologia de desenvolvimento de softwares com o Microsoft 4 Framework, e banco de dados. A área de Infra-Estrutura de TI capacita alunos para administração de redes baseadas em Windows Server 2003.

Os participantes recebem outros benefícios, como acesso gratuito a alguns produtos da Microsoft  via internet. Os formandos podem também participar de feiras de oportunidades de emprego, onde empresas interessadas em mão-de-obra qualificada nos produtos Microsoft podem contratar os candidatos.

Na terceira e última edição, que terminou em dezembro de 2008, 3 mil jovens, em 18 estados, foram aprovados, e estima-se que 1.200 tenham sido empregados imediatamente. 

Mais informações sobre outros cursos e certificações da Microsoft podem ser encontrados no site da empresa.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário