segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Serviço do Banco Central permite comparar taxas de juros de bancos

Redação do IDG Now!

Objetivo é estimular competição do setor e estimular correntistas a procurar os bancos que oferecem as menores taxas de juros.

O Banco Central (BC) lançou nesta quinta-feira (05/02) um serviço online que permite às pessoas comparar as taxas de juros cobradas pelos bancos em diferentes modalidades: crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículos e taxas para compra de outros produtos. Com isso, o BC espera aumentar a competição no setor, estimulando as pessoas a pesquisarem os bancos que oferecem as menores taxas de juros.

Hoje, a taxa de juros oficial do País, a Selic, está em 12,75% ao ano, e a expectativa de economistas consultados pelo Banco Central, no relatório Focus, é de que ela seja reduzida ao longo do ano.

Apesar desse movimento de queda, os bancos brasileiros costumam aplicar o chamado "spread", que é uma diferença entre a taxa e o valor efetivamente cobrado. Isto faz com que os juros cobrados pelos bancos sejam muito maiores do que a taxa básica. Segundo o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a taxa média cobrada, em dezembro de 2008, era de 174,9% ao ano.

As tabelas do BC também permitem que pessoas jurídicas comparem as taxas cobradas em produtos de crédito como capital de giro fixo e flutuante, aquisição de bens, desconto de duplicata e conta garantida.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário