terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Sharp, Toshiba e Panasonic criam rede para coleta de lixo eletrônico

IDG News Service

Segundo a MRM, empresa criada pelas fabricantes para reciclagem, até 2011 serão 800 pontos de coleta em todos os Estados Unidos.

Três dos maiores nomes da indústria de eletrônicos de consumo lançaram um programa em conjunto que permite aos consumidores dos Estados Unidos retornarem seus gadgets para reciclagem sem qualquer custo.

Sharp, Toshiba e Panasonic começaram a oferecer na última semana 280 pontos de coleta no país. Em cada estado há no mínimo um ou dois pontos.

"Temos planos para crescer nossa rede de coleta e aumentarmos de 280 para 400, depois para 600 e até 800 pontos até 2011. Este é nosso objetivo", disse David Thompson, presidente da Electronic Manufacturers Recycling Management (MRM), como a empresa criada em parceria entre os fabricantes foi batizada.

Os consumidores podem descartar televisores, videocassetes, computadores, laptops, MP3 players e celulares gratuitamente. Os coletores aceitam produtos de outros fabricantes, mas, nesse caso, pode haver custo para alguns produtos.

A MRM garantiu que, para a reciclagem, não utilizará mão-de-obra de prisioneiros, como já vem acontecendo amplamente, tampouco exportará lixo eletrônico para países como China e Índia - práticas muito criticadas por órgãos como o Greenpeace.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário