terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Saiba como instalar um corretor ortográfico adaptado à nova língua

Português mudou, e tecnologia ajuda você a seguir novas regras.
Programa corretor funciona no BROffice e no navegador Firefox.

Fernando Panissi* Especial para o G1

A reforma ortográfica, que muda algumas regras de nossa língua portuguesa já está valendo! Se você ainda não conhece as novas regras, confira o guia preparado pelo G1.

O uso de ferramentas para correção ortográfica e gramatical não é nenhuma novidade, e deveria ser usado por todos que escrevem coisas pessoais ou profissionais.

Ainda não há uma posição oficial de quando empresas como a Microsoft, que detém o editor de textos mais usado do mercado, o Word, e o Google, que possui ferramentas de edição como o Google Docs, vão disponibilizar pacotes de correção para que seus programas considerem as novas regras ortográficas da língua portuguesa.

Porém já existem alguns meios para contar com o auxílio de ferramentas digitais para cumprir as novas regras.

Usuários do Word ainda estão órfãos de solução, contudo quem usa o gratuito OpenOffice já conta com um complemento criado e mantido por um projeto chamado Vero.

A grande vantagem deste complemento é que ele pode ser usado também no navegador Firefox, permitindo o uso do corretor em sites de correio eletrônico, como GMail, Yahoo Mail ou mesmo o Hotmail. Também é funcional ao editar textos no Google Docs.

Vou ensinar agora, passo a passo, como utilizar este programa. 

Firefox

Para instalar o complemento no Firefox, clique neste link e siga os passos:
* Salve o arquivo em seu micro, em uma pasta conhecida;
* Abra o Firefox e clique no menu arquivo seguindo para opção abrir arquivo;
* Localize o arquivo que você salvou no PC e clique em abrir;
* Na janela que irá abrir, clique no botão instalar agora;
* Após a instalação reinicie o Firefox. 

  Foto: Reprodução Foto: Reprodução

 

 

 

 

 

Vero em ação no Gmail. Frases antes corretas agora aparecem com uma tarja vermelha, apontando inconformidade com o novo acordo ortográfico. (Foto: Reprodução )

A partir deste momento, em qualquer página da internet que for aberta e contiver uma área para edição de textos, o complemento irá, automaticamente, apontar os erros de ortografia, como mostra a imagem ao lado.

Para corrigir a palavra errada, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela, um menu de contexto será apresentado com as opções de palavras com grafia correta. Caso o dicionário não possua a palavra em sua base de dados, o Vero permite, neste mesmo menu de contexto que ela seja adicionada. 

OpenOffice

Para instalar o corretor ortográfico atualizado no OpenOffice 3.0, siga este link e transfira o arquivo de instalação. Quem ainda não tem o OpenOffice, pode baixá-lo diretamente no Baixatudo.


Terminada a transferência, abra o arquivo, e o gerenciador de extensão do OpenOffice será carregado, questionando sobre a instalação do complemento, aceite a instalação e o termo de uso.

Após a inclusão, é preciso remover o dicionário original do OpenOffice, pois em testes realizados, o editor aceitou as grafias antigas e novas das palavras. Para isto, observe na lista de extensões disposta no gerenciador, selecione e remova o item portuguese spelling dictionary.

Após esta remoção, clique em fechar e reinicie o OpenOffice. Dica: Caso o OpenOffice esteja executando o modo de iniciação rápida - com um ícone presente ao lado do relógio do Windows - é preciso fechá-la, para isto, clique com o botão direito do mouse e vá na opção sair.

O OpenOffice está pronto para corrigir a ortografia dos textos digitados considerando as novas regras.

O funcionamento é bem simples. Na barra de menu do OpenOffice existem dois botões de ação, como mostra a ilustração abaixo

 Foto: Reprodução

Botões de ação no Open Office ativam a tarja vermelha que indica palavras escritas de forma errada e também o botão de correção do texto. (Foto: Reprodução )

Também é possível ver na ilustração o corretor em ação, analisando as palavras que estão presentes nos exemplos do guia rápido do G1, as grafias erradas aparecem com uma tarja vermelha.

Para realizar a correção completa do texto, use o botão indicado ou pressione o botão F7. A ferramenta de correção será aberta, mostrando as palavras erradas e as sugestões de correção.

Mas é claro que em breve a Microsoft e os demais desenvolvedores de software irão lançar pacotes de correção, adequando seus aplicativos as novas regras. Mas este processo levará algum tempo para acontecer, o mesmo também se pode dizer sobre a adoção por parte das pessoas. Após nos acostumarmos com um padrão de escrita não é fácil se acostumar com o novo. Mas se faz necessário começarmos desde já a ao menos conhecer as novas grafias e regras.

Você tem dúvidas? Sobre qualquer assunto ligado a tecnologia e internet? Não perca tempo, use e abuse da seção de comentários. Até quinta-feira, quando volto com um pacotão de dúvidas respondidas.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário