domingo, 18 de janeiro de 2009

FEI expõe robô de seis patas na Campus Party

Informe Digital


O robô hexápode, desenvolvido por alunos e professores do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), será uma das atrações da Campus Party Brasil 2009, que acontece de 19 a 25 de janeiro, das 10h às 21h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O robô tem seis patas e é capaz de fazer uma sequência de movimentos, como andar para frente e para trás e girar o corpo. O estande da FEI fica no Campus Futuro, que abriga diversos projetos brasileiros na área de robótica.

Ao ser ligado, o hexápode inicia uma sequência de movimentos. Anda para frente e para trás e faz movimento rotacional no próprio eixo (sentidos horário e anti-horário).

Foram acoplados ao robô 18 servomotores (dispositivos eletromecânicos) digitais de alto torque, três em cada pata. Para fazer os movimentos em qualquer tipo de terreno, o hexápode utiliza cinco patas apoiadas na superfície, deixando apenas uma no ar, dando seqüência à passada. Dessa forma, pode fazer os movimentos sem perder o equilíbrio. O hexápode pesa 1,8 kg, tem patas em material acrílico e corpo em fibra de carbono.

Desenvolvido por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, supervisionados por professores, o hexápode serve de plataforma de estudos. "Este projeto é um passo importante para a criação de robôs móveis no departamento de Engenharia Elétrica da FEI", afirma o professor e coordenador do curso, Renato Giacomini.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário