quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Projeto foi desenvolvido por estudantes de Curitiba

Jornale

 robo.jpg

A Companhia de Polícia de Choque da Polícia Militar recebeu, na noite de segunda-feira (08), um robô-protótipo, produzido por alunos do Colégio e Faculdade Ensitec. O equipamento poderá ajudar o Comando de Operações Especiais (COE) nas ocorrências que envolvem artefatos explosivos. A entrega foi feita, depois da apresentação do robô à banca examinadora da faculdade.

O protótipo foi elaborado pelos estudantes do último período do curso técnico em Mecatrônica, como trabalho de conclusão de curso. O protótipo tem a habilidade de transportar objetos sem solavancos e pode ser usado para desarmar bombas.

Para o tenente Ilson de Oliveira Júnior, do COE, o equipamento será de grande valia. "O robô vai completar o serviço policial e também servirá como experiência para testes", explicou. Ele também lembrou que será preciso ajustes, indicados pela banca, mas o equipamento já atende às expectativas da PM.

O curso técnico de Mecatrônica da Ensitec, que possibilitou o desenvolvimento do protótipo, tem duração de um ano e meio. Para o professor Sandro Pires, coordenador do curso, além dos alunos desenvolverem o projeto final, fizeram algo que terá grande utilidade. "O robô é importante, porque não deixa o militar exposto, quando for fazer uma intervenção, ou seja, evita o contato com o artefato. O equipamento vai pegar o material e levá-lo até um campo aberto, onde poderá ser detonado", explicou.

O robô conta com um canhão de jato de água para desativar o artefato, que foi desenvolvido pelo professor da Ensitec Carlos Alberto de Oliveira. "O mecanismo foi desenvolvido a partir de um projeto trazido pelo próprio COE, baseado nos interruptores que eles já viram", explicou.

Publicado por Edson Fonseca

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário