quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

MCT e Finep assinam convênio para investir R$ 1,3 bi em empresas

mercado P&D

Por Redação do COMPUTERWORLD

Em quatro anos, programa Prime pretende ajudar até 5.400 empreendimentos nos segmentos de produtos e serviços de tecnologia.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Luis Fernandes, assinam nesta quarta-feira (03/12), no Rio de Janeiro, os convênios do Programa Primeira Empresa (Prime).

O Prime investirá 1,3 bilhão de reais nos próximos quatro anos em empresas nascentes de base tecnológica. A expectativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) é atender a 5.400 empreendimentos, até 2011.

As 18 incubadoras-âncora selecionadas serão as responsáveis pelo lançamento dos editais destinados aos empreendimentos beneficiados pelo Prime. Cada instituição parceira vai operar com uma verba entre 9 milhões de reais e 14,4 milhões de reais.

As empresas beneficiadas pelo Prime terão o projeto apoiado por duas modalidades de aporte de recursos. O valor total do financiamento será da ordem de 240 mil reais por empresa. O dinheiro será liberado em dois anos, sendo que a primeira parcela, de 120 mil reais, virá do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Neste programa o recurso é não reembolsável. Já a segunda parcela terá como fonte o Programa Juro Zero, que prevê a devolução do empréstimo em 100 vezes sem juros.

No primeiro ano, a Finep prevê investir 240 milhões de reais em 2.015 empresas com até dois anos de vida. A meta do programa é ajudar os novos empreendedores a estruturarem os seus planos de negócio e a desenvolverem novos produtos e serviços.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário