domingo, 28 de dezembro de 2008

Festival de jogos eletrônicos tem luta de sumôs-robôs

POR MARINA GURGEL

Estruturas inteligentes que dominam a luta japonesa são construídos no Sesc Pompéia

O robô-sumô em construção

Eles não são exatamente gordinhos de cueca, olhos puxados e coque no cabelo, mas os robôs que estão sendo construídos do Sesc Pompéia desde a última terça-feira, lutam sumô. Com aproximadamente 3 quilos e 20cm x20cm, eles começaram a ser construídos durante o Festival de jogos eletrônicos Game_Cultura 2008. Na sexta-feira (19/12), aconteceu a disputa.

Assim como na luta humana, o vencedor é aquele que empurrar o outro para fora da arena. Não é necessário um controle remoto. Os robôs são programados para localizar o inimigo e atacar. Segundo Radames Ajna, orientador da oficina, eles foram construídos com base nas regras da competição internacional de robôs-sumôs, que acontece no Japão. "Mas o objetivo não é a disputa e sim o desafio da construção dos robôs por pessoas que não entendem nada do assunto", completa Radames.

Com alumínio, parafusos, pneus de aeromodelismo e um controlador de controle remoto, os participantes não sentiram dificuldades em montar o robô. "Estou pensando em fazer em casa", conta Ricardo Marques, estudante que foi ao evento por causa dos vídeo-games, e até então só tinha montado Lego.

O Game_Cultura acontece no Sesc Pompéia até 8 de fevereiro e tem como tema "Faça Você Mesmo'. O evento oferece diversas oficinas de criatividade, uma área de jogos, que por serem independentes também podem ser baixados pelo site, palestras e uma exposição de Guto Lacaz relacionada ao tema.

Confira o vídeo de um campeonato entre robôs-sumôs no Japão:

Até 8/2/2009. De terça a sexta das 12h às 21h. Sábados e domingos das 10h às 18h. Sesc Pompéia: Rua Clélia, 83. Tel.: (11)3871-7700. Grátis

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário