segunda-feira, 10 de novembro de 2008

UNIPAC Lafaiete sai na frente na área de tecnologia

Clique aqui para voltar a página inicial

Foto: Divulgação-Unipac

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há onze anos formando profissionais na área de tecnologia, especialmente computação e informática, a UNIPAC Lafaiete sai à frente com os seus cursos específicos. Entre as treze graduações oferecidas estão as de Engenharia de Controle e Automação, lançada no primeiro semestre deste ano, e as de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação, com profissionais formados e atuando até no exterior.

Os graduados em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO desenvolvem e implantam sistemas computadorizados completos, incluindo a infra-estrutura, o hardware e o software necessários. Eles também planejam sistemas de comunicação de computadores, através de cabos, fibra ótica ou comunicação sem fio, desenvolve programas para automação comercial, administrativa e industrial. Esses profissionais podem, ainda, atuar como analistas de sistemas, especificando, projetando e desenvolvendo softwares diversos. Outro setor de atuação é em projetos de hardware para sistemas embarcados, especificando e programando microcontroladores.

De acordo com o coordenador do curso, Sérgio de Oliveira, o curso da UNIPAC Lafaiete tem ênfase em Telecomunicações. “O profissional dessa área encontra um campo de trabalho muito amplo na indústria, no comércio e no setor de serviços. Na indústria ele atuará no desenvolvimento de software, infra-estrutura de redes, programação de controladores digitais e sistemas supervisórios. Pode trabalhar também como gerente de redes de computadores e telecomunicações, projetando e mantendo a infra-estrutura de comunicação de dados”, explica, destacando que a demanda por esse profissional existe nas mais diversas áreas. Ao final do curso, o formando recebe o título de Engenheiro da Computação, devendo se registrar no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) para exercer a profissão.

O curso foi implantado na UNIPAC em 2002. Mais de uma centena de profissionais já se formou em Engenharia da Computação e está atuando em diversas áreas. Alguns atuam na área de Automação Industrial, outros como analistas de sistemas ou, ainda, como administradores de redes ou projetistas de plantas de automação. O curso abre muitas possibilidades para os engenheiros formados, que são disputados pelas empresas. O curso tem duração de 5 anos, com 10 períodos, em conformidade com as exigências do MEC.

Também tem grande procura o curso de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO da UNIPAC Lafaiete, formando profissionais aptos para diferentes níveis - desenvolvimento de sistemas, infra-estrutura de tecnologia da informação (TI) e gestão. A denominação do profissional varia de acordo com sua área de atuação. São muitas as suas denominações: analistas de sistemas, engenheiros de software, engenheiros de sistemas, programadores, administradores de redes de computadores e comunicação de dados, administradores de bancos de dados (DBA) e gerentes de projetos de software e sistemas (PMI).

“Oferecemos a oportunidade para que o aluno seja um profissional preparado para o mercado dinâmico de Tecnologia da Informação. Proporcionamos um conteúdo voltado para fundamentos e ferramentas de programação de computadores (C/C++, C#, Java, Delphi, VB.NET, entre outras), engenharia de software, banco de dados, redes de computadores, hardware, gerência de projetos (PMI), administração de sistemas, processos e dinâmica contábil e administrativa de empresas”, explica o coordenador do curso, Paulo Lima.

A qualidade do curso de Sistemas de Informação da UNIPAC Lafaiete é comprovada pela pontuação obtida pelos alunos concluintes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Dentre os 282 cursos avaliados, o da UNIPAC Lafaiete ficou em sexto lugar em Minas e em 23º em todo o país. “Das sete turmas que se graduaram, nossos ex-alunos têm se destacado no mercado da região (Gerdau, Vale, PSV Sistemas etc), em outros estados e até no exterior. Tem, ainda, os ex-alunos que continuam seus estudos em programas de mestrado e doutorado em instituições, como o Cefet-MG e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São Paulo”, complementou. O curso de bacharelado em Sistemas de Informação, avaliado com conceito A, tem seu diploma reconhecido em todo território nacional. A duração do curso é de quatro anos.

Um dos últimos cursos lançados na UNIPAC Lafaiete é o de ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO, voltada ao controle automático de processos industriais. Ela utiliza elementos de comunicação com o mundo real, como sensores e atuadores, sistemas computadorizados de controle e sistemas de supervisão para controle humano. “A engenharia de controle se baseia na modelagem matemática de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico. A partir de então, propõe-se um sistema capaz de realizar o serviço de forma automática”, explica o coordenador do curso, Sérgio de Oliveira.

A Engenharia de Controle e Automação da UNIPAC é um curso transdisciplinar, envolvendo conceitos da Mecânica, Eletrônica, Computação e Ciências dos Materiais. O engenheiro de controle e automação é capaz de especificar, implementar, implantar e gerenciar plantas industriais automatizadas, concebendo todos os equipamentos e suas ligações nos diversos níveis, desde o chão de fábrica até os níveis gerenciais. Sua profissão é regulamentada e registrada pelo sistema CREA/CONFEA. Por isso, ao se formarem, os egressos devem se registrar no CREA para exercer sua profissão.

“O curso é novo e atende a uma nova demanda de profissionais. São poucos os cursos de Controle e Automação no país e os poucos profissionais formados são muito disputados. Atualmente, ninguém fica sem emprego. O perfil industrial da nossa região traz excelentes oportunidades para os profissionais dessa área. As novas plantas industriais já nascem automatizadas e são necessários muitos profissionais para projetar, implantar e manter essas plantas”, acrescenta Sérgio Oliveira. O curso tem duração de 5 anos, com 10 períodos, em conformidade com as exigências do MEC.

Não perca tempo! Se você quer fazer um destes cursos, inscreva-se no Vestibular da UNIPAC Lafaiete. As inscrições começam dia 3/11 e podem ser feitas no site da instituição (www.unipaclafaiete.edu.br) até dia 25 de novembro. Na secretaria dos campi Gigante e Centro, as inscrições serão feitas até o dia 28. A taxa de inscrição é de R$ 20; quem apresentar comprovante de inscrição de outra instituição será isento da taxa. As provas serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, no campus Gigante.

Jornal Estado@tual

Jornal Estado@tual

Jornal Estado@tual

Jornal Estado@tual

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário