sábado, 29 de novembro de 2008

Primeiro reator nuclear criado no Brasil completa 20 anos de operação

FELIPE MAIA
da Folha Online

O Brasil comemora neste mês os 20 anos da inauguração do primeiro reator nuclear genuinamente nacional, o IPEN/MB-01, que entrou em operação em novembro de 1988. Desenvolvido por pesquisadores do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), em parceria com a Marinha, é uma ferramenta básica para testar o funcionamento de outros reatores e confirmar na prática as projeções realizadas pelos cientistas.

O país havia inaugurado 30 anos antes o seu primeiro reator nuclear --e também da América Latina, o IEA-R1. Entretanto, o complexo foi projetado e construído pela empresa norte-americana Babcock & Wilcox. Localizado no campus da USP (Universidade de São Paulo), o IPEN/MB-01 ao contrário, foi desenvolvido por um instituto brasileiro.

Marcello Vitorino/Divulgação
Núcleo do reator de pesquisa IPEN/MB-01, que começou a operar em 1988; complexo consegue simular operação de reatores maiores
Núcleo do reator de pesquisa IPEN/MB-01, que começou a operar em 1988; complexo consegue simular operação de reatores maiores

O reator foi produzido durante o planejamento para a construção do primeiro submarino de propulsão nuclear fabricado no Brasil, que ainda não saiu do papel --a Marinha diz que o submarino fica pronto em 2021. Um dos objetivos da construção do complexo era fornecer subsídios científicos ao projeto.

Os reatores funcionam como "uma bomba controlada", de forma a gerar, sobre certos materiais, os efeitos radioativos ou produzir energia. O dispositivo permite controlar o processo de fissão nuclear ("quebra" de átomos de urânio).

O IPEN/MB-01 tem uma potência pequena, de 100 Watts, porque seu objetivo não é produzir energia para consumo, como as usinas de energia nuclear de Angra --Angra 1 tem capacidade de geração de 657 Megawatts elétricos, e Angra 2, de 1.350 Megawatts elétricos.

O complexo do Ipen é aplicado no estudo da física dos reatores, que estudam o comportamento desse tipo de dispositivo. A idéia é permitir a simulação das características nucleares de um reator de grande porte em escala reduzida, antes da instalação efetiva.

O reator pode ser configurado de acordo com o teste. "Você pode ver o comportamento do nêutron [partícula integrante do átomo] para qualquer reator, inclusive de propulsão. É possível configurá-lo para que ele dê noções do comportamento do reator", afirma o pesquisador Antonio Teixeira, gerente do Centro de Engenharia Nuclear do Ipen.

Atualmente, o reator é utilizado em pesquisas dos Estados Unidos e da Europa, por meio de acordos de cooperação. "Poucos países tem esse tipo de instalação, então eles mandam os projetos para fazer testes aqui", diz Teixeira.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário