sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Pesquisadores da Coréia do Sul criam bateria de lítio que dura 8 vezes mais

Um time de professores da Coréia do Sul encontrou uma maneira de deixar as baterias de lítio mais eficientes em consumo do que os modelos atuais.

Por Redação do COMPUTERWORLD

Um grupo de pesquisadores da universidade de Hanyang, Coréia do Sul, liderados pelo professor de química aplicada Cho Jae-phil, afirma ter encontrado uma maneira de fazer as baterias de notebook e telefones celulares durarem oito vezes mais do que as baterias tradicionais.

O significativo aumento na capacidade foi possível graças ao uso de partículas porosas e tridimensionais de silício no eletrodo negativo. Estas partículas foram feitas de sílica e fluoreto de hidrogênio em vez de grafite, como é feito no processo tradicional de fabricação.

Inovações tecnológicas:
> Nova memória racetrack da IBM promete armazenar 500 vezes mais
> Descoberta da HP promete memórias que substituirão a DRAM
> Samsung cria HD com memória flash capaz de armazenar 256 GB

Ainda que as vantagens do novo material fossem conhecidas, o silício expandia quando entrava em contato com o lítio. O time de Cho Jae-phil apostou em partículas porosas para resolver esse problema e aproveitar as vantagens da combinação de sílica e fluoreto de hidrogênio.

Os pesquisadores pediram patentes para quatro tecnologias na Coréia do Sul, Estados Unidos e União Européia. Segundo o professor Cho, a produção comercial para baterias com a nova tecnologia seria de quatro anos.

O time de pesquisadores trabalha para incorporar a descoberta no desenvolvimento de painéis solares.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário