

Framingham - Apesar das previsões apontarem para o Jaguar, da Cray, Roadrunner se manteve na liderança da Top500 list dos supercomputadores.
O Roadrunner avançou sobre o Jaguar, da Cray e conseguiu se manter no topo da lista dos supercomputadores. A mais recente Top500 list foi anunciada na segunda-feira (18/11).
O Roadrruner fez sua atualização nos últimos meses, e foi capaz de atingir 1.105 petaflops, ou mais de um quatrilhão de cálculos matemáticos por segundo. O Jaguar, segundo colocado, também quebrou a barreira do petaflop com o desempenho de 1.059 petaflops ao executar o aplicativo Linpack.
"Ambas as máquinas têm sistemas com capacidades incríveis" disse Jack Dongarra, co-criador da lista e professor da Universidade do Tennessee.
O Roadrunner é um sistema híbrido que roda 12.960 processadores PowerXCell 8i da IBM e 6.948 processadores dual-core AMD Opteron. Os chips Opteron trabalham com as funções básicas do computador, enquanto o Cell cuida das atividades mais avançadas.
O Jaguar roda 45 mil chips quad-core Opteron, totalizando 180 mil processadores.
Nota-se um grande aumento de velocidade na atual lista Top500 comparada a anterior, feita seis meses atrás. O nível de entrada, ou seja, a capacidade de processamento mínima para se entrar na lista era de 9 teraflops na edição passada e cresceu para 12,64 teraflops neste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário