sábado, 15 de novembro de 2008

Há razões para a Microsoft temer o Linux?

A Microsoft desenvolveu o Windows 7 mais simples para matar o crescimento do Linux nos netbooks. Será que isso vai dar resultado?
 
Computerworld/EUA
 
A Microsoft criou o Windows 7 mais leve para que ele rodasse em netbooks. Como evidência disso, destaco Jerry Shen, o CEO ASUS, declarando que pretende lançar uma versão do Eee PC com Windows 7 em meados de 2009.

E, também, que a taxa de devolução de netbooks com Linux nos Estados Unidos é pelo menos quatro vezes maior do que os subnotebooks com XP para a fabricante MSI.

Esses são alguns dos motivos que o Linux deveria termer a Microsoft; mas o contrário é verdadeiro também.

A Microsoft definiu como prioridade deixar o Windows 7 mais leve para controlar o crescimento impressionante de Linux em netbooks.

Uma reportagem na Bloomberg aponta que os principais fabricantes de netbooks, a

Acer e a Asus (que possuem juntas 90% do mercado) estão usando Linux software em 30% das suas máquinas. Se comparado com os computadores pessoais, em que a Microsoft detém cerca de 90% do mercado, o número é bastante relevante.

Dados do Citigroup indicam que, em 2008, os netbooks serão responsáveis por um terço do crescimento do mercado de PCs. As vendas dos netbooks vão crescer 60% ao ano, bem mais do que o 18% de alta do setor de notebooks segundo relatório enviado em setembro pela BNP Paribas SA.

A preocupação da Microsoft está além dos 30% netbook com Linux. A empresa está inquieta com o fato das pessoas se acostumarem a usar Linux no netbook e, em pouco tempo, comprarem Linux para os outros PCs. Esta foi a explicação de Dickie Chang, analista da IDC em Taiwan, na reportagem.

Isto é uma ameaça real à Microsoft. A movimentação vai dar aos usuários uma possibilidade de ver e testar algo novo, mostrando que existe uma alternativa. O netbook com Linux é tão ameaçador para a empresa quanto a inexistência de sistema operacional no cloud computing.

Está claro que a Microsoft não vê netbook com Linux como apenas um nicho, mas uma ameaça ao negócio de desktop também.

Este é o porquê quando o Windows 7 for lançado, a Microsoft vai colcoar todas as suas energias para forçar o Windows 7 em netbooks. E isso vai além da publicidade. Haverá descontos para netbooks com Windows 7, ofertas com hardware especiais e mais. Todo esse dinheiro vai ter um efeito no futuro: a participação do Linux em netbooks vai cair ao mesmo tempo em que a do Windows vai aumentar.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário