quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Demitido, funcionário abre rede da empresa a spammers e é condenado

IDG News Service/EUA
 
Cinco meses após ter ser demitido, ex-gerente de TI liberou o servidor de e-mail da empresa para enviou de spams.
type=text/javascript>loadTop5Data('noticias')

Um gerente de TI foi condenado a um ano de prisão por ter acessado a rede de computadores de seu ex-chefe e aberto o servidor de e-mail da empresa para envio de spams.

Steven Barnes já havia assumido a culpa em acusações de invasão de computador, dizendo que acessou servidores da empresa de mídia online Akimbo Systems, em San Mateo, California, e tornado o sistema de e-mail da empresa aberto para que spammers pudessem utilizá-lo para enviar mensagens. Ele ainda deletou o banco de dados de mensagens da companhia e arquivos usados para iniciar o computador.

Em uma carta ao juiz, Barnes disse que, no momento, lutava contra o vício em drogas e álcool e ficou chateado após os representantes da Akimbo o mandarem embora em abril de 2003 - e terem tomado tanto seu computador do trabalho quanto seu computador pessoal.

Ele acessou os servidores da empresa em 30 de setembro de 2003, tentando uma senha antiga que havia sido válida antes da demissão. "Para minha completa descrença, eu logo percebi que não havia qualquer firewall e as senhas sequer mudaram", disse ele.

Empregados da Akimbo, que opera sob o nome Blue Falcon Networks, foram impedidos de enviar ou receber e-mails ou mesmo ver mensagens antigas por dias e a companhia ainda foi penalizada por uma organização anti-spam, disseram os procuradores federais na corte.

Na quinta-feira (30/10), um juri na Califórnia ordenou que Barnes fique um ano na prisão e pague 24 mil dólares em indenização à Akimbo Systems. Após sua libertação, Barnes ficará três anos em liberdade condicional.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário