terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cearenses ganham prêmio por robô

Diário do Nordeste

Clique para Ampliar

Estudantes agora vão competir na Olimpíada Mundial, na Áustria (Foto: J. Luís)

Os estudantes cearenses Marcos Arruda Mourão e Mateus Bezerra Bizarria, ambos de 15 anos, ganharam o primeiro lugar na II Olimpíada Brasileira de Robótica (ORB), realizada em Salvador, entre os dias 26 e 28 de outubro. O robô, que leva as iniciais dos criadores, MMs, levou o título brasileiro, vencendo oponentes, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

O concurso possuía três modalidades: a prática 1, a duatlon e a modalidade prática 2, de nível mais elevado, na qual os jovens cearenses ganharam o prêmio.

Os robôs precisavam ser programados, identificar e conhecer a área de luta, o oponente e detectar o fim da pista. Para a construção do MMs, foram necessários conhecimentos em Mecatrônica e Eletrônica. Além desses requisitos, os robôs construídos tinham que ser fortes para as lutar e ter uma boa velocidade.

A dupla passou por uma seleção dentro da própria escola, o Colégio Christus, onde venceram oito equipes. Agora, com a vitória nacional, os meninos integram a equipe brasileira de robótica que irá representar o Brasil no campeonato mundial, a Robocup, que será realizada na cidade de Graz, na Áustria.

Os grandes objetivos da OBR são despertar e estimular o interesse pela robótica, áreas afins e a ciência em geral, além de promover a difusão do conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa. Dessa forma, a competição acaba por introduzir a robótica nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionando aos estudantes novos desafios e a busca dos centros de pesquisa de nível superior por novos talentos e vocações na área da robótica.

A OBR 2008 é organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com o apoio das comissões Organizadoras da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário