domingo, 2 de novembro de 2008

Alunos da UnB criam robô-helicóptero

Aparelho poderá ser empregado na vigilância policial.
Inovação está na economia de custos e na simplicidade.

Do G1, com informações do DFTV

Alunos da Universidade de Brasília (UnB) criam robô para vigilância e mapeamento de áreas com baixo custo. O quadrirrotor, uma espécie de helicóptero com quatro hélices, com maior estabilidade, mecânica simplificada e boa capacidade de manobras, possibilita economia na montagem e na utilização.

O veículo aéreo miniatura foi desenvolvido no Laboratório de Robótica e Automação da UnB, durante um ano. Foi o trabalho de graduação de Pedro Henrique junto com outro colega da mecatrônica, Marcelo Braga. Todo o projeto teve custo de implementação de cerca de R$ 2 mil.

Quatro hélices, motores elétricos, computador de bordo, tudo isso garante a estabilidade no ar. O quadrirrotor é usado para filmagens aéreas, mapeamento, vigilância policial ou simplesmente para diversão, como aeromodelismo.

A inovação está na economia, na rapidez da construção e na simplicidade. No futuro, após estudos, será possível manejá-lo também por controle remoto.

“Hoje, as atividades da polícia, os mapeamentos cartográficos e as inspeções de linha de transmissão de energia, por exemplo, são feitas por helicópteros convencionais tripulados, isso envolve custos altíssimos e risco a vidas humanas. Um robô que faça isso remotamente sozinho, além de ser mais barato, não envolve vidas humanas. Quem faz o trabalho é o computador, a gente apenas auxilia”, explica o estudante Pedro Henrique Santana.

importado por splitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário